Concessões vão trazer competitividade ao país, defende secretário-Executivo do MInfra
O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, participou, nesta quinta-feira (18), da live “Infra 2021: Concessões, Legislação e Competitividade”, promovido pela Arko Advice. Sampaio detalhou as principais ações do Governo Federal, o programa de concessões e os esforços do MInfra para tornar o segmento de infraestrutura mais eficiente e competitivo.

Durante o debate, Sampaio falou sobre o maior programa de concessões de ativos do Governo Federal, com investimentos previstos de R$ 250 bilhões a ser contratado até 2022, e destacou ser atrativo ao investidor pelo padrão de sustentabilidade e respeito aos contratos no Brasil. “Serão 20 mil km de rodovias a serem concedidos com contratos mais modernos e sustentáveis. Percebemos um otimismo muito grande do mercado em relação a esses ativos”, afirmou.

Além disso, o secretário ressaltou a importância do cronograma de concessões, mantido mesmo durante a pandemia. “É interessante lembrar que o Governo atuou de forma muito rápida e cumpriu os contratos durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Tivemos uma atuação rápida e temos sido muito elogiados pelas concessionárias estrangeiras no esforço por buscar o reequilíbrio de contratos”, ressaltou.

No setor de aeroportos, o secretário falou sobre a 6ª rodada de concessões neste ano. “Serão 22 aeroportos divididos em três blocos”, afirmou. Sampaio destacou as ações do ministério para equilibrar a matriz de transportes e os investimentos na eficiência portuária. “Este ano, teremos importantes ativos que estamos iniciando para leilão, a Ferrogrão e a FIOL. Já no setor portuário, teremos 17 arrendamentos e a primeira privatização portuária do Brasil, administrada pela Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo).

Ainda durante o debate, o secretário falou sobre as principais pautas em andamento no MInfra, como o estímulo à cabotagem recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, para a movimentação de cargas entre os portos nacionais e o programa Voo Simples em prol da desburocratização da aviação civil.

Assista à íntegra da live:
https://www.youtube.com/watch?v=GxsTVmoHhng

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.