Condições climáticas impedem livre acesso ao Porto de Itajaí
A chuva que atinge Santa Catarina nos últimos dias tem prejudicado o setor de logística do complexo portuário de Itajaí. Sem um sistema para medir com exatidão a velocidade do vento, da correnteza e o tamanho das ondas, a cautela na hora de permitir a movimentação de navios foi a opção dos profissionais que atuam nos portos.

Primeiro foram os ventos e a ressaca que impediram a movimentação de navios no complexo portuário de Itajaí. Depois foi a correnteza que atrapalhou o fluxo das embarcações. No período em que o canal de acesso ao porto foi mantido fechado, por duas semanas no mês de maio, alguns navios tiveram perdas de até 50 mil dólares ao dia, e a tendência é do prejuízo aumentar.

Nesta segunda-feira (5), a direção do Porto de Itajaí emitiu nota oficial onde confirmou que o Canal da Barra encontra-se fechado e a situação de navegabilidade está “impraticável” devido as fortes correntezas em função de nova elevação no nível dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu.

Ainda de acordo com o comunicado oficial, o monitoramento das condições hidrológicas e da correnteza é feito diariamente pelo Serviço de Praticagem, Capitania dos Portos e Autoridade Portuária e serve para o balizamento das ações a serem tomadas.

O Porto de Itajaí destaca também que a draga chinesa “Xin Hai Niu” está operando com seus serviços de dragagem ininterruptamente, de acordo com as condições operacionais e de segurança, dessa forma minimizando possíveis consequências e  alterações de profundidade.

Draga chinesa está operando com seus serviços ininterruptamente

SEGURANÇA 

Por último, a Superintendência do Porto de Itajaí informa que a retomada das manobras de entradas e saídas de navios ao complexo dependerá da melhora das condições climáticas e dos resultados dos constantes monitoramentos que estão sendo feitos, “com a finalidade de retomarmos as operações portuárias com segurança  e tranquilidade”.

Fonte: Portos e Navios, 6/6/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.