Diretor do Porto de Roterdã tem reunião com governador e diretoria do Complexo do Pecém
O diretor internacional do Porto de Roterdã (Holanda), Rene van der Plas, esteve reunido com o governador Elmano de Freitas, o secretário Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico) e a diretoria do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Eles discutiram os desafios para a transição energética no Ceará e as oportunidades de crescimento do Complexo do Pecém para os próximos anos. Rene também visitou a CIPP e falou aos funcionários sobre a importância da parceria com o Ceará e da necessidade do Porto de Roterdã ampliar o uso de energia limpa. O porto holandês é considerado um dos maiores e mais importantes do mundo.

“A parceria com o Porto de Roterdã é um dos nossos principais diferenciais para viabilizar alguns grandes projetos aqui no Ceará, como é o caso do Hub de Hidrogênio Verde, tendo em vista que Roterdã está se tornando o principal Hub de Hidrogênio da Europa e nos oferece todo o know how e influência para captar novos investimentos. Foi um prazer receber o diretor Rene aqui no Pecém e mostrá-lo, de perto, todo o trabalho que estamos desenvolvendo para tornar o nosso Complexo cada vez mais próspero e competitivo”, destacou o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

Ao longo da manhã, Rene ministrou palestra no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) do Complexo do Pecém, acompanhado do presidente Hugo Figueirêdo e demais membros da diretoria. Em seguida, ele visitou as instalações da ZPE Ceará, onde foi recebido pelo presidente Eduardo Neves e conheceu de perto a infraestrutura da free trade zone, incluindo a área do Setor 2, que vai receber os grandes projetos de Hidrogênio Verde do Estado.

Desde 2018, o Complexo do Pecém conta com a expertise e o know-how do Porto de Roterdã para a gestão conjunta do complexo industrial e portuário, ampliando assim a capacidade de o Ceará atrair ainda mais investimentos internacionais não somente na área portuária, mas também no segmento de infraestrutura e na instalação de novas indústrias na região.

Como funciona a parceria

O Porto de Roterdã, principal porto da Europa, tem participação de 30% no Complexo do Pecém, que é uma joint venture formada com o Governo do Estado do Ceará. Os holandeses ocupam posições na Diretoria Executiva e no Conselho Fiscal e de Administração.

O valor total investido pelo porto holandês foi de 75 milhões de euros e sua expertise tem auxiliado o Complexo do Pecém a se tornar um importante centro logístico e comercial do Nordeste do Brasil, consolidando o Estado do Ceará como hub marítimo e o futuro Centro Logístico e Comercial da região.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.