Diretor-geral convoca reunião de balanço e discute assuntos para 2017
Aconteceu, nesta sexta-feira (16), reunião de balanço das ações da ANTAQ em 2016 e das perspectivas para o ano que vem. Participaram do encontro o diretor-geral da Agência, Adalberto Tokarski, e os superintendentes, que abordaram diversos temas, entre eles, desburocratização das outorgas, fiscalização, potencialização dos estudos elaborados e licitações simplificadas.

Tokarski destacou que a ANTAQ trabalhará em diversas frentes em 2017. Uma delas é a implementação da outorga de autorização eletrônica, uma ação que envolverá quatro áreas da Agência: Superintendência de Regulação, Superintendência de Outorgas, Secretaria Geral e Secretaria de Tecnologia da Informação. A ideia é que esse projeto seja colocado em prática até o primeiro trimestre. “Precisamos desburocratizar ainda mais a emissão de outorgas”, disse o diretor-geral da Agência.

Outro ponto levantado durante a reunião é que a Agência defenderá licitações simplificadas em áreas dos portos organizados. “É necessária a licitação de áreas de menor porte, como, por exemplo, galpões, pequenos berços e terrenos restritos. Nestes casos, através de um processo de licitação simplificada. A ideia é que áreas paradas voltem a ser utilizadas pelas empresas, pois o conceito de porto público é para todas as empresas. Precisamos viabilizar as pequenas empresas exportadoras e importadoras”, apontou Tokarski, informando que a Superintendência de Outorgas já está fazendo um levantamento dessas áreas.

O diretor-geral lembrou, ainda, que em 2017 haverá os leilões para arrendamento de duas áreas e infraestruturas públicas para movimentação e armazenagem de granéis líquidos, localizadas dentro do Porto Organizado de Santarém, no Pará. A sessão pública acontecerá no dia 23 de março, na BM&F BOVESPA, em São Paulo. Os leilões para os arrendamentos do terminal de trigo, no Rio de Janeiro, e para áreas de Paranaguá e Itaqui também devem ser realizados no ano que vem.

Tokarski destacou também o Índice de Desempenho Ambiental, que tem o objetivo de avaliar as ações das autoridades portuárias com vistas ao atendimento da legislação ambiental e à redução dos impactos ambientais das operações realizadas em suas áreas de administração. O diretor-geral disse que em 2017 haverá mais uma edição do Prêmio ANTAQ de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária.

Foi apresentado, ainda, pela Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais um projeto piloto de fiscalização de serviço adequado na Região Norte, cuja a ideia é conhecer a real situação da qualidade do serviço prestado a bordo das embarcações. Os dados definitivos desse levantamento serão divulgados em breve e levarão em conta os seguintes critérios: acessibilidade, atualidade, conforto e higiene, cortesia, pontualidade e preservação do meio ambiente. Com esse “checklist”, a ANTAQ pretende padronizar procedimentos na fiscalização, dar importante subsídio ao setor de regulação da Agência para a elaboração de normas e, além disso, melhorar a qualidade do serviço prestado para a sociedade.

Fonte: ANTAQ, 16/12/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 out, 2025

Porto de Santos mantém crescimento e registra recordes novamente em setembro

Read more
Agência Porto
| 29 out, 2025

Outorga verde será o primeiro tema do ambiente de regulação experimental

Read more
Agência Porto
| 29 out, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos apresenta diagnóstico inédito sobre adesão das empresas às práticas ESG

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.