Diretor Mário Povia participa de evento sobre o Decreto nº 9.048/17 na OAB-RJ
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Mário Povia, participou hoje (14) de debate sobre o Decreto dos Portos (n° 9.048/17), realizado na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro (OAB-RJ). Povia palestrou no painel sobre os impactos operacionais e no investimento setorial. A superintendente de Fiscalização da Agência, Flávia Takafashi, também participou do encontro. Ela falou no painel sobre adaptações dos contratos vigentes ao decreto: aspectos procedimentais.

Durante o encontro, representantes do mercado presentes elogiaram a revisão da Resolução nº 3.290/14-ANTAQ, aprovada em reunião extraordinária da Diretoria da Agência, realizada na última sexta-feira (11).

Em sua palestra, Povia destacou os impactos do Decreto no setor. Entre esses mencionou a ampliação e flexibilização dos prazos dos contratos de arrendamento; a possibilidade de investimentos pelos arrendatários em áreas comuns do porto, que antes eram exclusivas ao poder concedente (dragagem, píer, acessos terrestres); desburocratização e simplificação dos processos de outorga e investimentos; fim da obrigatoriedade de garantias para projeto e execução de empreendimentos de terminais privados (TUPs); e retirada da restrição de 25% para ampliação dos TUPs.

Para o diretor-geral da ANTAQ, ao formalizar no decreto algumas situações que não estavam contempladas na legislação, os processos do setor ganharam maior segurança jurídica.

Segundo Povia, “o decreto impacta fortemente a desburocratização do setor pela adoção de um trâmite mais racional e célere, como no caso dos processos de outorga, que cumpriam várias idas e vindas entre a ANTAQ e a Secretaria de Portos até a sua celebração, e com a simplificação da questão patrimonial da titularidade de área pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o que também representa um encurtamento significativo do prazo da liberação da outorga”.

O evento

Além dos painéis sobre aspectos procedimentais e impactos operacionais, também foram tema dos debates as inovações e constitucionalidade do Decreto, com destaque para polêmica do TCU.

Participaram ainda do evento o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ, Luciano Bandeira, a presidente da Comissão de Infraestrutura-Cide daquela Ordem, Luciana Levy, o presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar, Godofredo Vianna, os advogados Fábio Leite e Marcos Ludwig, o professor de Direito da FGV-Rio, Rafael Véras, o membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar da OAB-RJ, Ezequiel Levy, o assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Luiz Fernando Garcia, o coordenador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP-USP), João Ferreira Netto, a diretora-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Luciana Guerise, o diretor da Merco Shipping Marítima, Aluísio Sobreira, o presidente da associação Brasileira de Terminais Portuários Privados, José Dibella, o presidente da Associação de Terminais Portuários Privados, Murillo Barbosa, e o advogado da Prumo Logística, Wellington Kublisckas.

Fonte: Antaq, 14/5/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.