DNIT retoma operação da instalação portuária de Manacapuru, no Amazonas
Os portos são elos logísticos fundamentais para o transporte aquaviário e desenvolvimento econômico. Sabendo dessa importância, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou investimentos na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do munícipio de Manacapuru, no Amazonas. A estrutura voltou a operar no início deste mês e deve beneficiar quase 4,3 mil pessoas que utilizam o local mensalmente.

O porto de Manacapuru permite embarcações com até 2 mil toneladas de deslocamento e 150 pessoas no cais. O flutuante conta de 62 metros de comprimento, boca de 16 metros e pontal de 2 metros. A IP4 estava fora de operação desde o dia 13 de abril deste ano devido o rompimento do mancal da ponte metálica. Para garantir o transporte na região, a autarquia realizou os serviços e o local voltou a operar já no dia 10 de maio. Atualmente, a IP4 está coberta por contrato que engloba manutenção, operação e regularização necessárias.

Importância do porto - Na cidade de Manacapuru existe um grande fluxo diário de pessoas devido ao comércio de lojas de diversos setores como vestuário, móveis, eletrodoméstico, armarinhos, dentre outros. O local é polo do médio Solimões, sendo o principal porto fluvial da rota de embarcações que trafegam no rio. A IP4 é utilizada como elo de transporte para insumos e permite a flexibilidade para percorrer longas distâncias entre comunidades ribeirinhas e até mesmo entre os municípios.

Manacapuru abastece os municípios e comunidades próximas com alimentos como carne, peixe, frango, estivas em geral, produtos agrícolas, bebidas e materiais de construção. A IP4 tem capacidade para transportar cargas em grande quantidade com custos de carregamento mais baixos em comparação a outros tipos de modais, além de baixos riscos envolvendo furtos e danos ao produto.

Read Also Other News

Agência Porto
| 24 abr, 2026

Suape registra crescimento de 29% no primeiro trimestre e reforça trajetória de expansão

Read more
Agência Porto
| 24 abr, 2026

Sebrae e Porto de Itajaí avançam nas exportações de banana para o mercado europeu

Read more
Agência Porto
| 21 abr, 2026

Ministério de Portos e Aeroportos cria GT para estudar uniformização de leis aplicadas às concessões

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.