Dragagem no Porto de Santos mantém profundidade do canal e segurança da navegação
A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu no início de setembro uma campanha de dragagem no Porto Organizado de Santos. O serviço durou cerca de dois meses e consistiu na retirada de sedimentos e manutenção da profundidade esperada no canal de navegação, desde a região da Alemoa até a Barra, na Ponta da Praia. O serviço contemplou também berços de atracação.

Após a dragagem, a APS realizou batimetria, que confirmou as profundidades – o canal de navegação, por exemplo, permanece com aproximadamente 15 metros, permitindo o acesso por navios de grande porte.

Graças às campanhas de dragagem, o Porto de Santos vem mantendo o calado operacional e a segurança da navegação. O complexo portuário está situado em um estuário que recebe volume significativo de sedimentos, que podem provocar assoreamento e reduzir as cotas de projeto estabelecidas, principalmente em razão das chuvas e de eventos oceanográficos de grande intensidade.

As ações não visam apenas o presente, mas principalmente o futuro do Porto de Santos, como explica o presidente da APS, Anderson Pomini: “manter o calado atual é essencial, mas nós já estamos dando andamento no aprofundamento do canal, algo que não é feito há mais de dez anos, atendendo a uma necessidade do mercado, que é o aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos”. A obra começou pelo derrocamento de rochas no estuário: “Estamos abrindo caminho seguro para chegarmos aos 16 e, na sequência, aos 17 metros de profundidade, o que trará a tranquilidade definitiva para recebermos, a qualquer hora do dia ou da noite, os maiores navios do mundo”, afirma Pomini.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 jan, 2026

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Paraná entra na rota de cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade por ação de reutilização da água

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.