Em Brasília, Gabriel Souza propõe separar trecho turístico da malha ferroviária concedida à empresa Rumo Logística
A situação da malha ferroviária gaúcha, concedida pelo governo federal à Rumo Logística, foi tema de reunião na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF) nesta terça-feira (25/2). O governador em exercício Gabriel Souza reforçou a preocupação do Estado com a linha férrea no Rio Grande do Sul, especialmente após as enchentes, e apresentou a proposta de retirada do trecho turístico da concessão federal para que seja ofertada a novos investidores. O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, também participou da reunião.

No encontro com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, ficou definido ainda que o Rio Grande do Sul passará a fazer parte, de maneira híbrida, das reuniões do grupo de trabalho (GT) criado com o governo federal e a concessionária. Gabriel expressou sua preocupação sobre a renovação da concessão, que será em 2027, e destacou a falta de transparência da Rumo Logística. “Queremos mais respeito com a sociedade gaúcha. Todas as concessionárias nos entregaram relatórios sobre as enchentes, menos a Rumo. Os prazos não são cumpridos e não tivemos retornos”, cobrou ele.

No encontro, Gabriel entregou à equipe da SNTF um estudo sobre a situação atual das ferrovias gaúchas, encomendado pelo Estado à Portos RS. Ribeiro também apresentou uma análise feita pela concessionária sobre a Malha Ferroviária Sul, que compreende o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Desde as enchentes, o trecho gaúcho está isolado dos demais estados por conta dos estragos nos trilhos.

Ficou definido que o Governo do Rio Grande do Sul passará a fazer parte das reuniões quinzenais do grupo de trabalho criado pelo governo federal para tratar das demandas da área. O pedido para inclusão no GT foi feito formalmente pelo Estado à União em setembro do ano passado, mas o ingresso nos debates não havia ocorrido.

Impacto no turismo

Um dos trechos afetados pelas cheias é o da Ferrovia do Trigo, entre Guaporé e Muçum, por onde opera o Trem dos Vales, importante atração turística da região. Santini afirmou que, dos 46 quilômetros do percurso, 23 foram severamente atingidos pelas chuvas. A temporada de 2024 foi cancelada e não há previsão de retorno das atividades. “Esse é um dos trechos mais impactados. A interrupção da operação turística tem prejudicado a oferta de empregos e, consequentemente, a renda da população local. Precisamos agir rapidamente para reconstruir essa infraestrutura e retomar as atividades turísticas", disse o secretário de Turismo.

Para solucionar parte do problema de forma mais ágil, Gabriel Souza apresentou na reunião a proposta para que o trecho turístico seja separado da concessão, a fim de que outros investidores possam fazer os reparos necessários e operar o trajeto. Ribeiro informou que o investimento estimado para a recuperação do trecho é de R$ 100 milhões e ponderou que a separação do trecho turístico do restante da concessão é uma das opções viáveis para resolver o problema. Além disso, segundo o secretário, a SNTF está em diálogo com a Rumo Logística para avaliar a utilização de seguros da concessionária como alternativa para custear as obras.

O governador em exercício afirmou que a reunião no Ministério dos Transportes foi positiva para agilizar soluções para as ferrovias gaúchas. “Saímos desta reunião com dois avanços importantes: a participação do Estado gaúcho no grupo de trabalho com o ente federal e a concessionária e essa proposta para que o setor turístico seja atendido de forma mais célere dentro do tema. A região dos Vales precisa muito da retomada deste setor econômico e acreditamos que essa solução pode trazer resultados mais eficientes a curto prazo”, avaliou.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 abr, 2025

Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.