Em convênio com EMAP, UFMA lança Observatório Portuário
O Observatório Portuário é um Projeto de Inovação criado pelo Grupo de Pesquisa LabPortos no Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Maranhão e apoiado pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização.

O Observatório Portuário é operacionalizado através de um convênio com o Porto do Itaqui, quarto maior porto público brasileiro, dados de 2022 da ANTAQ, e faz parte do contexto do Programa de Inovação do Porto do Itaqui. Entre outros projetos do porto temos o Programa Porto do Futuro que irá financiar projetos de inovação por meio da Fundação de Apoio à Pesquisas e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. O financiamento será de R$40 milhões de reais em até 4 anos.

O Observatório Portuário tem como propósito subsidiar o ecossistema portuário, gestores privados e públicos, empresários, profissionais e representantes da academia, com conhecimento qualificado, para contribuir na tomada de decisão, formulação de políticas públicas e criação de planejamento estratégico. O Observatório produz relatórios, boletins, notas técnicas, organiza e executa eventos e publica seus produtos de forma inovadora. A missão do Observatório Portuário é conectar o setor portuário com os diversos stakeholders e contribui para a melhoria da relação porto-cidade e engajamento da sociedade.

Participaram do lançamento do Observatório o Prof. Dr. Fernando Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização, Profa. Dra. Débora Baesse, Gerente de Comunicação e Inovação do Porto do Itaqui, Prof. Dr. Sérgio Cutrim, Coordenador do Observatório, Prof. Dr. Tadeu Teixeira, Vice-Coordenador do Observatório, Profa. Dra. Darliane Cunha, pesquisadora do Observatório e o Prof. Dr. Leo Tadeu Robles, pesquisador do Observatório.

No evento, que ocorreu de forma remota, foi apresentado o objetivo, conceito, metodologias e produtos do observatório que trabalha coletando de forma manual ou automatizada, por uso de linguagem de programação, em bancos de dados públicos, e aplicação de técnicas de ciências de dados. Na sequência são realizadas as operações de limpeza, remoção de dados ausentes, outliers, depois é feito a organização, tabulação e preparação dos dados, codificação ou atribuição de labels. Em seguida é realizada a análise exploratória dos dados conforme os objetivos de cada relatório.

Foram divulgados os primeiros relatórios de títulos: Mercado de Trabalho Portuário; Balança Comercial; Sustentabilidade e Atividade Portuária e Comércio Exterior. Todos os relatórios e nossos produtos são públicos e estão disponíveis em nossos repositórios.

Para conhecer o Observatório Portuário basta visitar seus repositórios e meios de contato.

Site: www.observatorioportuario.ufma.br , Instagram: @observatorioportuario, Twitter: @obs_observatorio, Email: observatorioportuario@ufma.br.

Read Also Other News

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.