Nesta quinta-feira (24), em Copenhague, o ministro Silvio Costa Filho, titular da pasta de Portos e Aeroportos, visitou as futuras instalações do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo, que ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à ilha alemã de Fehmarn. Segundo o ministro, a obra servirá de modelo para o Túnel Santos-Guarujá. O empreendimento europeu terá 18,1 km de extensão e deve se tornar o mais longo e profundo túnel rodoviário e ferroviário do mundo.
“É esse túnel submerso que nós vamos levar para o Brasil. É a mesma tecnologia que será utilizada no nosso Porto de Santos, ligando a cidade de Santos à cidade de Guarujá. Será muito estratégico para a mobilidade urbana e, sobretudo, para a acessibilidade da população da região da Baixada Santista. Aqui são 18 km, e as pessoas só poderão se deslocar por trem ou carro. Lá em São Paulo, faremos tanto para a passagem de ônibus e carros quanto para ciclistas e pedestres”, destacou o ministro durante a visita.
Também participaram da visita o secretário nacional de Portos, Alex Ávila; o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini; e o embaixador brasileiro no país escandinavo, Leonardo Gorgulho.
“É um dia especial para a infraestrutura brasileira e para o Porto de Santos. Hoje, conhecemos de perto a tecnologia que será empregada na construção do tão sonhado Túnel Santos-Guarujá. É uma grande oportunidade”, afirmou Pomini.
O ministro Silvio Costa Filho está em seu quarto dia de viagem pela Europa, com o objetivo de apresentar a carteira de investimentos em infraestrutura portuária e hidroviária a investidores internacionais. Na missão internacional, Costa Filho já se reuniu com empresários portugueses e com representantes da empresa holandesa Ballast Nedam, além das empresas Tec Tunnel e Immontec, ambas do setor portuário.
Após visitar o megaprojeto europeu, Costa Filho apresentou aos investidores estrangeiros detalhes do projeto do primeiro túnel imerso do país, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. “Além de podermos trocar experiências na área de infraestrutura, viemos discutir nossa carteira de concessões e as possibilidades de investimentos no Brasil. Isso é o que gera emprego, renda e melhora a qualidade de vida da população brasileira”, afirmou Silvio Costa Filho.
Para o embaixador brasileiro, a visita do ministro de Portos e Aeroportos incentivará o interesse dos dinamarqueses em investir no Brasil. “A presença do ministro aqui certamente resultará em novos investimentos para o Brasil e dará um novo impulso às nossas relações, que já são muito boas”, disse Gorgulho.
Leilão
A abertura das propostas para o Túnel Santos-Guarujá, a maior obra do Novo PAC, está prevista para ocorrer em 1º de agosto deste ano. As obras exigirão investimentos de R$ 6 bilhões, que serão divididos entre o governo federal e o governo de São Paulo. O empreendimento é estratégico também para o desenvolvimento do Porto de Santos e para o estado.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, o Túnel Santos-Guarujá contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados a pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos atravessam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.