Em São Paulo, ministro dos Transportes abre a 24ª edição da Intermodal
O setor de transportes foi um dos que apresentou resultados mais expressivos para o desenvolvimento do país. E a tendência é de crescimento ainda maior. A afirmação é do ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, que participou, nesta terça-feira (12), em São Paulo (SP), da cerimônia de abertura da Intermodal South America, principal evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

O evento, que acontece até o dia 15 de março no São Paulo Expo, reunirá representantes das principais associações e entidades do setor. Serão mais de 400 marcas nacionais e internacionais, que estarão representadas por 33 mil profissionais de mais de 22 países em todos os modais.

Segundo o ministro, o ano de 2017 foi promissor para o segmento e representou o fortalecimento da atual política de transportes, com a realização de parcerias, de novos negócios com investidores privados e de integração intermodal.

Como exemplo, o ministro citou o crescimento de 8,3% no ano passado na movimentação de carga nos portos brasileiros em relação a 2016, de 6,9% nas ferrovias no mesmo período, de 2,3% na movimentação de passageiros nos aeroportos do país – e de aumento de 10,4% no setor de cargas aéreas -, além de 20% a mais na carga transportada nas hidrovias. Nas estradas, obras estruturantes em todo o país foram retomadas e entregues. Só em 2017, foram 516 km, muitos deles trechos esperados há décadas, como a Serra do Cafezal, em São Paulo, a BR-135, no Maranhão, e trechos da BR-101, no Nordeste.

“Hoje temos aqui representantes de todo o mundo, e esperamos que os setores representados possam superar os resultados de 2017. Essa expectativa é uma demonstração clara de que o Brasil está no rumo certo. Trabalhamos para gerar previsibilidade nos negócios, reduzir os riscos, simplificar processos, desburocratizar, e agora, nossas modelagens são mais adequadas à realidade econômica. O resultado está na retomada dos investimentos e da confiança”, avaliou o ministro.

Na oportunidade, o ministro assinou o memorando de entendimento para cooperação técnica entre o Ministério dos Transportes e o Centro de Treinamento de Flandres, afiliado ao Porto de Antuérpia, na Bélgica. O objetivo é estabelecer ações conjuntas para qualificar a atuação dos trabalhadores do sistema portuário brasileiro e transferir a tecnologia internacional para as regiões Sul e Sudeste junto ao Centro de Excelência Portuária de Santos, e Norte e Nordeste, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas.

O ministro também se reuniu com dirigentes e membros da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e, por fim, aproveitou para visitar a feira e conferir, ao lado o presidente da UBM Brazil, Jean-François Quentin, e do diretor da feira, Renan Joel, alguns dos principais estandes de soluções em logística, transporte de cargas e comércio exterior no setor público e privado nos 32 mil m² de exposição.

Também estiveram presentes o coordenador da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), senador Wellington Fagundes, o secretário Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário, Luciano Castro, o secretário Nacional de Portos, Luiz Otávio, e o secretário de Política e Integração, Herbert Drummond.

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 14/03/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 Mai, 2024

ZPE Ceará conclui alfandegamento da área que receberá projetos de Hidrogênio Verde

Read more
Agência Porto
| 21 Mai, 2024

CODEBA paga dividendos aos acionistas, Governo Federal e Governo do Estado

Read more
Agência Porto
| 21 Mai, 2024

Evento estadual convida ecossistema de inovação para construir soluções inovadoras para os desafios do Complexo de Suape

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.