Entrega de IP4 permite retomada da circulação hidroviária de cargas e passageiros entre Porto Velho e Manaus
O escoamento de cargas e o transporte hidroviários de passageiros entre as cidades de Porto Velho (RO) e Manaus (AM) pelo Rio Madeira será retomado nesta segunda-feira (4). O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, entregou a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Cai n’Água, em Rondônia.

Localizado na margem direita do Rio Madeira, o terminal agora conta com um novo berço de apoio de recuperação da plataforma de embarque e desembarque, que estava inacessível desde o segundo semestre de 2021. As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reconstruíram o talude – estrutura de contenção da margem fluvial – que havia sido levado durante a vazante do rio, e recuperaram o sistema de fundeio, responsável pela estabilidade dos flutuantes.

Localização estratégica

Inaugurado em 2012, o porto de Cai N’Água foi a primeira IP4 na calha do rio, fundamental para o transporte de passageiros e pequenas cargas entre as duas capitais. O terminal beneficia as pessoas que usam o transporte hidroviário na região, o que traz segurança e conforto para os ribeirinhos. Antes da construção, os usuários da hidrovia precisavam descer e subir barrancos carregando bagagens e cargas fracionadas.

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 fev, 2026

FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Novo sistema meteorológico da Portos do Paraná amplia segurança e eficiência das operações portuárias

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.