Escala de navios maiores em Santos depende de obras, diz executivo da DP World
Atualmente, as nações do Oriente, especialmente a China, estão entre os principais destinos e origens das cargas movimentadas no Porto de Santos. Para ampliar o comércio exterior com elas, mais um navio de grande porte começa a operar nesta rota significativa ao transporte de contêineres. Apesar da importância econômica, a ampliação deste comércio depende ainda de readequações no canal do complexo portuário santista, segundo executivos do setor.

A nova embarcação é o HMM Promisse, que está em sua viagem inaugural e, nessa terça-feira (14) , atracou no terminal DP World Santos, na Margem Esquerda do Porto, na Área Continental do município.

“Ele se destaca pela capacidade e consolida a necessidade que temos de navios maiores. Essa é a tendência e os terminais têm que estar preparados para isso”, avalia o gerente comercial da DP World Santos, Marcelo Procópio.

O executivo explica que o terminal já realizou simulados, em laboratórios da Universidade de São Paulo, comprovando que pode receber esses navios maiores. Atualmente, trata dessa questão com a Praticagem e a Autoridade Portuária.

A empresa, que nos últimos três anos vem recebendo todos os navios de grande porte que passam pelo cais santista, garante que hoje teria capacidade de operar navios de maiores dimensões. Mas o entrave é a limitação da largura do primeiro trecho do canal do Porto.

“Se os detalhes técnicos fossem resolvidos, hoje, em termos de equipamentos, a DP World estaria pronta e teria condições de operar navios de 20 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés)”, afirma.

HMM Promisse

Lançado em 5 de julho, no Porto de Busan, na Coreia do Sul, o Promisse foi construído pelo estaleiro Hanjin Heavy Industries & Construction nas Filipinas. Com capacidade para 11 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 329 metros de comprimento e 48 metros de largura, foi planejado para atender às normas internacionais de proteção ambiental da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), que passarão a vigorar a partir de 2020. Ele é equipado com sistemas que reduzem as emissões de enxofre e que proporcionam economia de energia.

Para reforçar a rota América-Extremo Oriente, o armador sul-coreano Hyundai Merchant Marine também finalizou o navio HMM Blessing com as mesmas configurações. Ele foi lançado no início de julho e vai atender a costa oeste da América do Sul.

Com uma frota de 70 navios, a empresa coreana é considerada o 10º maior armador do mundo e já conta com embarcações de 20 mil TEU.

Rota inaugural

Em sua primeira passagem por Santos, o Promissse irá descarregar 2.167 contêineres e embarcar 12. Os trabalhos devem terminar por volta das 10 horas, quando deixará a região seguindo para o Porto de Paranaguá, no Paraná.

Depois, o navio vai para Uruguai e Argentina. Em seguida, retornará ao Brasil, escalando no cais santista no fim do mês, para embarcar 2 mil contêineres com destino à Malásia, à Cingapura e à China.

Fonte: A Tribuna, 15/8/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.