Propostas e discussões sobre o futuro dos portos catarinenses estiveram na pauta da audiência do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, com o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fabrizio Pierdomenico. Também participaram da audiência, realizada em Brasília, o secretário adjunto da SPAF, Robison Coelho, e o diretor da SCPar, Jeferson Machado, além de técnicos da SNPTA.
Porto de Laguna
Sobre o Porto de Laguna, que está sob gestão da SCPar, foi relatada a necessidade de investimentos na infraestrutura do canal de acesso que são consideradas fundamentais para que a operação seja autossustentável.
A proposta do governo é que o Estado apresente um projeto para as melhorias necessárias, mas com o compromisso do governo federal de aportar recursos para a obra.
“Essa parceria entre Estado e União seria a única ferramenta de fazer do porto um instrumento de desenvolvimento econômico e social para Laguna e região”, lembra o secretário Beto Martins.
Porto de Imbituba
A respeito do Porto de Imbituba, também gerido pela SCPar, o secretário Pierdomenico informou que a equipe da SNPTA ainda trabalha com a possibilidade de incluir a obra de revitalização do molhe de abrigo na primeira fase do nova versão do PAC (Plano de Aceleração de Crescimento). O investimento é estimado em R$ 100 milhões.
A SNPTA sinalizou também que vê com boas chances a possibilidade das obras de revitalização do acesso sul de Imbituba usarem os recursos dos dividendos do Porto.
“São reivindicações que garantem a competitividade do Porto de Imbituba e ainda garantem melhorias para a população do município”, conclui Martins.
Share
Read Also Other News
| 06 ago, 2025
Com capacidade para 2 mil caminhões/dia, novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será o maior da América Latina
Read more
| 06 ago, 2025
CooperaPortos deste ano tratará de portos sustentáveis e o compromisso com a Agenda 2030
Read more
| 06 ago, 2025
Porto de Santos bate recorde com mais de 17 milhões de toneladas movimentadas em julho
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.