Estado exporta 33 mil ton pelo porto de Ladário e ‘tira’ 825 caminhões de estradas
O governo estadual, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) comemorou a retomada de exportações de grãos pelo Porto de Ladário, que esta semana embarcou 33 mil toneladas para a Argentina, pela hidrovia do Rio Paraguai.

Para o titular da Semagro, Jaime Verruck, a hidrovia do Rio Paraguai é o modal mais viável para exportar a safra recorde de grãos em Mato Grosso do Sul. Apenas para o volume exportado essa semana pelo porto de Ladário seriam necessários, segundo dados do governo, 825 caminhões para levar esta soja até o país vizinho.

De acordo com a assessoria da Secretaria, a exportação de soja por Ladário (pelo porto) estava suspensa há cinco anos. O terminal multimodal exporta atualmente 2 milhões de toneladas/ano de minérios (ferro e manganês) e importa 100 mil m³ de combustíveis (diesel, gasolina e álcool), e tem capacidade de armazenar 48 mil toneladas de grãos, mas dependendo da logística de chegada e saída da soja, é possível exportar 6 milhões de toneladas ao ano.

“Trabalhamos desde o início do Governo para gerar desenvolvimento com competitividade e as articulações logísticas, principalmente pela hidrovia, são fundamentais”, declarou Verruck.

O governo revelou que a compra da soja foi feita pelo grupo Vicentin, da Argentina, que fará o beneficiamento do grão, e já anunciou que pretende comprar mais de Mato Grosso do Sul nos próximos meses.

“Neste ano vamos comprar 500 mil toneladas de soja do Estado, graças ao preço e as facilidades na logística”, disse o diretor do grupo Vicentin, Peter J. Graham.

Fonte: Midiamax, 10/5/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.