Estados apresentam estudos para desestatização da Nova Ferroeste
Apresentados nesta terça-feira (18) no Ministério da Infraestrutura, os estudos de viabilidade técnico-econômica para desestatização da Nova Ferroeste se mostraram bastante promissores, avaliou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Os resultados foram entregues pelos governadores do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e do Paraná, Ratinho Junior.

Com 1.370 quilômetros de extensão, a Nova Ferroeste corta o estado do Paraná, desde Paranaguá até Cascavel, contando ainda com dois ramais. Um em direção ao sul, ligando Cascavel a Foz do Iguaçu, e outro, rumo ao norte, passando por Guaíra (PR) e seguindo até Maracaju, já no Mato Grosso do Sul. São esperados, com o projeto, R$ 8 bilhões em investimentos, com capacidade de atrair cargas, inclusive, do Paraguai e da Argentina.

“Uma ferrovia que tem um potencial enorme de transformação de logística do Paraná, que, agregada à possibilidade de autorizações ferroviárias no futuro, vai conectar outras regiões”, avaliou o ministro da Infraestrutura.

Tarcísio ainda ponderou alguns desafios a serem superados até a viabilização do leilão por parte do Governo Federal, como a finalização do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), acertos de traçado, definição da bitola a ser usada e o licenciamento ambiental para permitir que a ferrovia chegue a Paranaguá.

Read Also Other News

Agência Porto
| 31 out, 2025

Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco

Read more
Agência Porto
| 31 out, 2025

APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses

Read more
Agência Porto
| 31 out, 2025

Projeto busca compreender como os portos brasileiros trabalham com as tecnologias de integração

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.