Estrela avança no projeto de obter a gestão do porto
O prefeito Rafael Mallmann obteve um importante avanço na concretização de um dos principais objetivos de seu mandato: a autorização para a municipalização do Porto Fluvial de Estrela. Antes sob comando da União e desde 2014 do Estado, a expectativa é de que agora o município conquiste a gestão do complexo. Esta conquista foi obtida em reunião realizada em Brasília nesta quinta-feira, a qual contou a presença do secretário Nacional de Portos, Luiz Otávio Oliveira Campos, e do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS). “Ele foi incansável com o nosso objetivo”, atesta o prefeito quanto apoio recebido do parlamentar.

“A viabilidade de importantes Parcerias Público-Privadas (PPPs) se potencializarão e as oportunidades de movimentarmos o porto novamente, de forma mais dinâmica e diversificada, aumentarão consideravelmente”, explica o prefeito. A proposta vem sendo trabalhada há anos pela Administração Municipal. “Na verdade desde os primeiros dias de nossa gestão”, frisa Mallmann. Na época, se as chances de a iniciativa ser aceita eram de 50%, conforme avaliações, agora aumentaram consideravelmente. “Demos mais um importante passo neste sentido.”

Para tanto, foi necessária uma serie de estudos, projetos e muitas negociações entre o Executivo, Governo do Estado e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A previsão é de que nas próximas semanas sejam superadas outras etapas burocráticas e necessárias ao processo. “Antes, por exemplo, é preciso que haja uma reclassificação portuária da unidade de Estrela. Estamos hoje com a mesma burocracia dos portos de Santos e Rio Grande, que são maiores. E estas exigências dificultam as operações aqui”, explica Mallmann. A proposta é de o porto estrelense passe à classe IP4: Porto Público Organizado em Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte, que é mais flexível quanto às obrigações.

Parcerias Público-Privadas

Outro estudo e reavaliação se referem à área do complexo. “Mais precisamente à área poligonal, que será reavaliada, o que o permitirá ao município a busca de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o uso da estrutura. Isso e todas as outras mudanças são importantes para dar maior agilidade às operações e atração econômica ao porto, como centro de um entroncamento rodo-ferro-hidroviário”, ressalta o prefeito.

Texto: Ascom Estrela, 23/10/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 jan, 2026

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Paraná entra na rota de cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade por ação de reutilização da água

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.