Estudo de Impacto Ambiental da Ferroeste é aceito pelo Ibama e terá audiências públicas
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou no Diário Oficial da União de 21 de janeiro o aceite do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da ferrovia Nova Ferroeste, executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) do estado do Paraná.

De acordo com a secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental, Rose Hofmann, o aceite dos estudos ambientais pelo Ibama demonstra que o conteúdo elaborado pela consultoria está apto à análise de mérito e será divulgado para a sociedade para o debate em audiências públicas.

“A etapa de análise técnica e de diálogo com a sociedade é uma das fases mais importantes e mais ricas de todo o processo de licenciamento ambiental. Espera-se como resultado desse trabalho que o projeto seja aprimorado ainda mais, internalizando as contribuições de forma a torná-lo ainda mais sustentável”, afirmou a secretária.

O Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.370 km, foi qualificado no PPI por meio do Decreto nº 10.487/2020 e abrange a construção de novos trechos e a criação de um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná ao porto de Paranaguá (PR).

 

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 fev, 2026

FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Novo sistema meteorológico da Portos do Paraná amplia segurança e eficiência das operações portuárias

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.