Exportadores de rochas buscam solução para gargalo em embarque no ES
Exportadores de rochas do Espírito Santo se reuniram na sede do governo do estado, na última terça-feira (30/10), buscando uma solução para a demanda represada nos embarques de rochas ornamentais capixabas. Empresários do segmento que utilizam o Porto de Vitória afirmam que a situação se agravou há cerca de quatro meses.Após explanação dos problemas, o setor de rochas se comprometeu a fazer um levantamento da quantidade de material represado. O resultado será apresentado pelas empresas embarcadoras em reunião agendada para a próxima quarta-feira (5), quando as empresas esperam encerrar o entrave.

A indústria alega enfrentar dificuldades de embarque (overbooking) porque os armadores que transportam cargas gerais estariam priorizando mercadorias mais leves e de mesmo valor de frete, como madeira, café e pimenta, o que permitiria carregar mais contêineres nos navios. Rochas naturais, como mármores e granitos, têm como principais destinos Estados Unidos, China e México, no caso das chapas, e Europa, exportada em blocos. As chapas são transportadas por contêineres, enquanto os blocos são exportados principalmente como carga solta.

A reunião no Palácio Anchieta contou com representantes do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). Participaram do encontro o governador Paulo Hartung, o secretário estadual de desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, o vice-presidente do Centrorochas, Fábio Cruz, o presidente do Sindiex, Marcílio Machado, o diretor de planejamento e desenvolvimento da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Walter Arruda Amâncio, além de representantes das empresas MSC e Login/TVV.

Fonte: Portos e Navios, 1/11/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.