FIERN debate viabilização da cabotagem para o Porto de Natal
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) reuniu diretores, presidentes de sindicatos e representantes do Governo estadual, Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), 3º Distrito Naval, da Log-In Logística Intermodal, Faern, dentre outros órgãos para tratar acerca da viabilização da cabotagem para o Porto de Natal.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, lembrou que há anos se busca iniciativas que viabilizem o transporte marítimo no Porto de Natal. “Sabemos dos gargalos existentes e para resolver isso é importante termos parceiros”, disse. Amaro Sales sugeriu que sejam realizados mais encontros, com participação da Companhia dos Portos e da empresa especializada, para aprofundar a discussão e encontrar soluções para viabilizar iniciativas que possam ser desenvolvidas para o porto da capital potiguar.

O gerente do Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, Pedro Albuquerque, fez uma apresentação de informações a respeito do Porto de Natal e que balizou boa parte das discussões.

Para o diretor primeiro-tesoureiro da FIERN e presidente eleito para o mandato 2023-2027, Roberto Serquiz, as dificuldades no escoamento de produção têm impactado a competitividade. “Temos uma realidade que precisa ser modificada”, disse.

Serquiz ressaltou a necessidade de construir a viabilidade para que os empresários possam investir no RN e ter também a competitividade. “Estamos em um momento de união de forças e estamos saindo deste encontro com uma boa expectativa”, comentou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do RN (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício de Medeiros, parabenizou a Federação por trazer esse debate sobre o porto e ressaltou a importância de linhas de cabotagem para o desenvolvimento do estado. “Não há indústria se não houver meios de escoar sua produção”, declarou.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, lembrou que o estado tem muitas cargas, em especial de frutas, para outros estados via transporte terrestre. “Precisamos discutir isso [em referência à cabotagem], principalmente para nossa fruta não ficar cara por causa da logística”, frisou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipesca), Gabriel Calzavara, ressaltou ser necessário identificar quais as ideias e planos para que sejam sistematizados quanto à cabotagem. Ele sugeriu a busca por mercados alternativos. “Precisamos discutir também a possibilidade de carga de alto mar. Existe uma demanda muito grande”, informou.

Já o presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN), Airton Torres, alertou para que se dinamize a operação do Porto de Natal. “Precisamos ter o melhor negócio para escoar a nossa carga”, disse. 

O gerente regional da Log-In Logística Intermodal, Márcio Wanderley Barros, fez uma apresentação a respeito das atividades desenvolvidas pela empresa e também disse que serão feitos estudos junto à empresa com objetivo de viabilizar a atuação no Porto de Natal.

Participaram da reunião o diretor segundo secretário Djalma Barbosa da Cunha Júnior; presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Rio Grande do Norte (SINDAL), Ednaldo Mendonça Barreto; presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do RN (SINDIPAN), Ivanaldo Maia; presidente do Sindicato das Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares; presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Rio Grande do Norte (SIFT), Helane Cruz; gerente de Infraestrutura e Suporte Operacional da Codern, Rodolfo Gois; gerente operacional da Log-In, José Honório; capitão de Mar e Guerra Marco Veppo, do 3º Distrito Naval; e Handerson Abreu, da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (FAERN).

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.