A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) recebeu sete aeronaves remotamente pilotadas (drones), 14 tablets iPad e dois kits de bateria que estavam no depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal do Brasil (RFB) em Cascavel (PR). Ao todo, a Agência contará com quinze drones - o que tornará as fiscalizações ainda mais efetivas.
A ANTAQ faz uso desses equipamentos desde 2019, quando houve a necessidade de ampliar as áreas de atuação - devido à dimensão das áreas fiscalizadas e dificuldade de acesso a certas instalações, estruturas ou embarcações. Os drones propiciam maior qualidade e segurança às ações fiscais e ao levantamento de informações de competência da Agência, beneficiando a Administração Pública, os usuários e, em última instância, toda a sociedade.
Os equipamentos recebidos são novos, frutos de operação realizada pela RFB. Depois de patrimoniados pela ANTAQ e realizados testes de segurança e qualidade, espera-se que todas as gerências e unidades regionais possuam pelo menos um equipamento de pilotagem para as ações fiscais. A Agência recebeu esses materiais tecnológicos após solicitação oficial à Receita no início do ano. Para operar os drones, os servidores da Agência farão um curso - previsto para acontecer em Salvador (BA), dos dias 21 a 25 de novembro.
A função dos tablets é aumentar a performance do processamento de imagens coletadas e direcionamento dos voos. Com telas maiores e equipamentos mais estáveis para o controle, a pilotagem se torna mais segura e confiável nas operações fiscais, dispensando o uso de celulares pessoais dos servidores. A evolução de obras e investimentos, o acompanhamento dos usos e de ocupação das áreas dos portos e o planejamento das fiscalizações de rotina são alguns destaques na atuação dos equipamentos recebidos.
Share
Read Also Other News
| 10 nov, 2025
Ministério de Portos e Aeroportos anuncia novas ações pela descarbonização do transporte marítimo na COP30
Read more
| 07 nov, 2025
Porto Central e M.A.R.S., Europe A/S anunciam expansão estratégica de iniciativas de desmantelamento e reciclagem de estruturas offshore
Read more
| 07 nov, 2025
Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.