Governo Federal garante verba para conclusão de Atalaia
O ministro do Planejamento, Esteves Colnago se comprometeu em publicar as portarias que vão garantir recursos de R$ 33 milhões para a continuação e conclusão das obras do novo Cais de Atalaia, em Vila Velha. Foi durante uma audiência nessa quinta-feira (17) com o presidente da Codesa Luis Claudio Montenegro e a senadora Rose de Freitas, em Brasília.

Montenegro agradeceu o empenho do novo ministro e o convidou para a inauguração do novo Cais no segundo semestre deste ano, prevista inicialmente para setembro. De acordo com o presidente da Codesa, a ampliação de Atalaia e a construção do berço corrido são fundamentais para o projeto de implantação do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) que será construído em Capuaba.

Agenda

Outra agenda cumprida pelo presidente da Codesa junto com a senadora foi uma audiência com o ministro Moreira Franco que recém assumiu o Ministério das Minas e Energia. Com ele, foram tratados três assuntos importantes para o Porto de Vitória e o Espírito Santo.

A concessão do Porto de Barra do Riacho foi um dos temas debatidos. O ministro, quando respondia pela Casa Civil da Presidência da República foi a primeira autoridade federal a apoiar o projeto. Montenegro convidou Moreira a visitar o Espírito Santo para uma visita ao local.

Além da visita, o presidente da Codesa sugeriu e o ministro aceitou a realização de uma reunião conjunta com empresários para demonstrar a importância do Porto de Barra do Riacho. Montenegro elencou os setores de óleo e gás, mineração e geração de energia, por exemplo, como segmentos de interesse na utilização do Porto.

Ferrovia

Também foi solicitado ao ministro Moreira Franco, a renovação da concessão da Estrada de Ferro (EF) Vitória – Minas, junto a Vale, com possibilidades de utilizar os valores da renovação e investimentos no Espírito Santo. Como exemplo, Montenegro citou a construção da EF 118 que atenderia todo o complexo portuário capixaba.

Outro assunto discutido foi sobre projetos de hidrovia visando a melhoria da matriz energética da logística do Espírito Santo. O debate, ainda incipiente, abordou a recuperação de rios como o Santa Maria da Vitória para a utilização de barcaças, cujo o transporte é mais barato que o rodoviário. O tema certamente vai evoluir.

Fonte: Ascom Codesa, 19/5/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.