Governo Federal lança programa para acelerar transição energética
Protagonista mundial na adoção de práticas sustentáveis nos modais de transporte, o Governo Federal promoveu mais uma ação inovadora para acelerar a descarbonização da matriz energética, para frear o aquecimento global. Ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, participou da sanção da lei que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O Paten estabelece orientações e princípios para a produção de energia renovável, com o propósito de promover o uso eficiente de energia por meio de projetos sustentáveis que beneficiem toda a sociedade. O programa estimula a criação de novas tecnologias para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Por meio de instrumentos como o Fundo Verde e a transação tributária condicionada a investimentos em sustentabilidade, o Paten busca fomentar projetos inovadores relacionados a tecnologias limpas, energias renováveis e ações de preservação ambiental.

Na visão do ministro Silvio Costa Filho, a sanção do Paten é uma oportunidade para avançar em uma pauta de importância global, como os temas relacionados à sustentabilidade. “O Brasil se coloca como um grande ator internacional na busca e promoção da agenda sustentável. Hoje, somos o principal indutor liderando a agenda ambiental e de sustentabilidade. O mundo quer produzir, busca segurança jurídica, crédito e investimentos, mas, acima de tudo, com responsabilidade”, destacou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou a importância da sanção do plano, que acelera a transição energética. Ele também lembrou que as primeiras iniciativas brasileiras para a descarbonização do setor de transporte surgiram na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O Brasil tornou-se o grande protagonista desse debate planetário sobre o combate às mudanças climáticas. No plano lançado hoje, existem medidas práticas iniciadas no primeiro governo do presidente Lula, como a implementação do biocombustível. Deu tão certo que começamos com 3% de biodiesel no diesel e chegamos a 13%. Agora, em primeiro de março, será elevado para 15%”, afirmou.

O fundo será administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão exclusivos para projetos vinculados ao programa – Estados, municípios e o Distrito Federal poderão acessá-los por meio de convênios com a União. Na prática, isso permitirá que empreendimentos acessem recursos a custos reduzidos, promovendo maior eficiência e consolidando o Brasil como o principal indutor de práticas sustentáveis.

Indução sustentável

O Paten tem relevância estratégica para os setores portuário, hidroviário e aeroportuário, considerando que essas infraestruturas desempenham um papel central na logística nacional e internacional, estando diretamente associadas às emissões de gases de efeito estufa. Por meio de incentivos ao uso de fontes de energia renovável e tecnologias limpas, o programa possibilita a modernização de portos e aeroportos, promovendo a descarbonização das operações e a eletrificação de sistemas, como o uso do Onshore Power Supply (OPS) para navios atracados e combustíveis sustentáveis, como o SAF, na aviação.

“Nós estamos falando do potencial que o Brasil tem de se transformar no maior produtor de energia sustentável do mundo e de se tornar um dos principais agentes do combustível verde para a aviação, o nosso SAF. Temos uma lei aprovada pelo Governo Federal que determina que, até 2027, 1% do combustível da aviação seja composto por SAF. Esse número deve chegar a 10% até 2050. Essa é uma política pública na ordem do dia em todo o mundo”, acrescentou Costa Filho.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.