Governo planeja descentralizar a gestão do Porto de Santos
Em cerca de duas semanas, será encaminhada ao Ministério da Infraestrutura uma proposta de descentralização da gestão do Porto de Santos. Esta é uma das prioridades da pasta, além da privatização da administração dos serviços de dragagem do canal de navegação do cais santista. As duas questões foram debatidas entre o deputado federal Júnior Bozzella (PSLSP), que tomará posse hoje, e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

A minuta da proposta de descentralização é elaborada por um conselho consultivo do parlamentar, que conta com representantes da comunidade portuária, os prefeitos de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e de Guarujá, Válter Suman (PSB), além do deputado estadual Paulo Correa Junior (Patriotas) e líderes de entidades laborais – o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport), o Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport) e o Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários em Geral nas Administrações dos Portos e Terminais Privativos e Retroportos do Estado de São Paulo (Sintraport).

Já as entidades que representam a iniciativa privada são a Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), a Associação Comercial de Santos (ACS),a Associação Comercial de Santos Jovem (ACSJovem) e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo(Sopesp).

O conselho propõe uma maior autonomia administrativa para a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o cais santista. Com esta proposta, algumas atribuições, como a realização de licitações de áreas, poderão retornar à Autoridade Portuária.

Garantir maior importância ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) é outra questão que deve ser abordada pelo conselho. O órgão, que tinha caráter deliberativo, passou a ser apenas consultivo após a promulgação da Lei nº 12.815, a Lei dos Portos, em2013.

Dragagem

De acordo com Bozzella, a privatização da gestão da dragagem é outra meta dentro do processo de descentralização da gestão portuária. Neste caso, a contratação e o acompanhamento da obra poderão ser entregues à iniciativa privada. A questão chegou a ser estudada no ano passado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), que passou a se chamar Ministério da Infraestrutura.

“A descentralização é uma prioridade do Governo e estamos em sintonia perfeita”, afirmou o deputado federal.

Questionado sobre o prazo para que a gestão do Porto seja descentralizada, Bozzella afirmou que ainda serão estabelecidas metas. Porém, este é um plano que deve ser concluído ainda neste ano.

“Na próxima reunião,vamos aparar arestas. Já são três meses correndo com isso e o ministro sabe que há um movimento intenso no Porto de Santos. Teremos também uma frente parlamentar mista, com a participação do Major Olímpio (PSL) para que não se perca tempo”, afirmou Bozzella.

Diretoria

Na reunião com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, o deputado Júnior Bozzella (PSL-SP) questionou a demora na nomeação do diretor-presidente da Codesp. Apesar da indicação do engenheiro Casemiro Tércio Carvalho para o cargo há quase um mês, ainda não houve a confirmação do executivo no cargo.

“Ele (Freitas) informou que a questão está na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e que a Casa Civil também está sobrecarregada por conta do grande volume de nomeações. Mas há uma gestão para pedir celeridade porque não pode haver esta lacuna”, afirmou o deputado. Bozzella destacou a “aflição” do setor, incluindo trabalhadores e empresários do cais santista, por informações sobre os novos gestores da Autoridade Portuária.

Fonte: A Tribuna, 1º/2/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.