Grupo árabe pretende investir R$ 2 bi em terminal portuário
Objetivo é viabilizar a construção do T-Green, às margens do Canal de Piaçaguera

 



T-Green deve ser construído entre o Canal de Piaçaguera e o Rio Cubatão

 

Um grupo de empresários do Golfo Pérsico pretende investir R$ 2 bilhões na construção de um terminal de granéis sólidos e líquidos, na Ilha das Cobras, em Cubatão, às margens do Canal de Piaçaguera. Trata-se do T-Green (T-verde, na tradução do inglês), que é projetado para ter operações sustentáveis e deve gerar cerca de mil empregos na região. O prazo para implantação da instalação portuária é de quatro anos.

A intenção de investir no terminal portuário foi revelada pelo cônsul honorário do Sudão em São Paulo, Mohamed Hussein El Zoghbi. Segundo ele, que também é presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), o grupo empresarial interessado pela área já investe no Brasil e tem amplo conhecimento do mercado portuário e de granéis sólidos.

“Esse projeto nasceu há um bom tempo. Nós estivemos na Ilha das Cobras, vimos o potencial e começamos a trabalhar. O projeto tem um diferencial importante e houve interesse por parte de fundos e de empresas no Golfo”, destacou Zoghbi.

A preocupação em tornar o T-Green um terminal sustentável é o diferencial que atrai o grupo investidor. De acordo com o consultor da Portoconsult Negócios e Participações, Antonio Bernardo Neto, a nova instalação portuária contará com painéis para geração de energia solar e reutilização da água da chuva. Além disso, também serão implantadas fontes de energia alternativa para as operações dos navios, evitando a queima dos combustíveis dos cargueiros.

No entanto, segundo Zogbhi, há apenas uma restrição ao projeto. Para que o grupo do Golfo invista na área, é necessária a suspensão da abertura de cavas subaquáticas que servirão como depósito de material contaminado dragado no Canal de Piaçaguera. As restrições operacionais causadas por estas interferências e ainda a preocupação com o meio ambiente são os motivos dessa condicionante.

As cavas estão localizadas nas proximidades da Ilha das Cobras e estão sendo construídas no Canal de Piaçaguera para. Todos os sedimentos dragados nesta região do Porto de Santos serão depositados no local.

“Eu acho que nós avançamos muito e precisamos trabalhar para que esse projeto se concretize. Estamos trabalhando. Há interesse. Mas este é o único entrave”, destacou Zoghbi.

Além da geração de empregos na região, os responsáveis pela implantação do T–Green prometem compensações sociais e culturais. Entre elas estão o apoio para a reabertura do Hospital Modelo de Cubatão e a projetos da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.

Projeto

O T-Green deve ser construído entre o Canal de Piaçaguera e o Rio Cubatão, no interior do Estuário de Santos, em frente à região da Alemoa. A área pertence ao empresário Sérgio Amaral Santos, responsável pela Ilha das Cobras Empreendimentos Imobiliários.

De acordo com o consultor da Portoconsult, as exportações de produtos agrícolas devem girar em torno de 6 milhões de toneladas por ano no T-Green. A instalação contará com acesso ferroviário que ainda será implantado e, com isso, a expectativa é reduzir o tráfego de caminhões carregados com grãos nas cidades.

A previsão da Portoconsult é de que o T-Green tenha capacidade para armazenar até 300 mil toneladas de grãos. Além disso, estão previstos ainda 200 mil metros cúbicos de tancagem para combustíveis no novo terminal.

Com essas características, a expectativa é de que o empreendimento conte com certificação internacional de Porto Verde.

Fonte: A Tribuna, Fernanda Balbino, 18/07/2017.

 

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.