Grupo vai montar operadora portuária
O Porto São Luís irá constituir uma empresa local para ser o operador portuário do empreendimento. A ideia é convidar parceiros que tenham conhecimento das especificidades do negócio, como dos clientes e da regulação. "Vamos convidar os parceiros corretos, porque operação é uma questão muito local", informou Chang Yunbo, presidente da CCCC South America, da Communications Construction Company (CCCC), com 51% do negócio.

A CCCC também opera portos, mas, segundo ele, trazer um time todo de chineses para fazê-lo "não é o caminho certo, nem o mais inteligente ou o mais econômico."

Questionado sobre quais parceiros devem ser chamados para constituírem a empresa, o executivo disse que isso ainda não está definido. "Temos três anos para escolher", disse, sorrindo.

Já a construção do porto está definida. A Concremat e a CCCC Second Harbour Engineering se associaram para fazer o empreendimento. O consórcio é liderado pela Concremat, empresa de engenharia brasileira cujo controle foi comprado em 2016 pela CCCC, dona também da Second Harbour, especializada em construção de infraestrutura pesada.

Trata-se de um contrato de EPC (sigla em inglês para engenharia, aquisição e construção). "Ao longo de 2017 estruturamos uma área de EPC, trouxemos pessoas com experiência em obras similares", disse o presidente da Concremat, Mauro Ribeiro Viegas Neto.

Haverá um time "híbrido de Brasil e China", disse ele, mas majoritariamente a cadeia de fornecimento será brasileira, com equipamentos específicos vindos da China - outra área de negócios da CCCC. Já na parte de construção em água, chamada de offshore, deverá ser aproveitado o vasto conhecimento da CCCC Second Harbour.

Fonte: Valor, 19 março 2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.