A Guiana, sede da maior descoberta de petróleo da última década, está em negociações com a Abu Dhabi Ports para construir um porto de águas profundas para atender ao rápido desenvolvimento econômico da costa caribenha da América do Sul, informa o site Mundo Marítimo. O porto lidaria com produtos agrícolas, conectando não apenas a Guiana, mas também o vizinho Suriname e o norte do Brasil aos mercados mundiais, informou a Bloomberg .
“Devemos ter um grande porto de águas profundas para lidar com um navio Panamax. Estamos conversando com a Abu Dhabi Ports”, disse o presidente da Guiana, Irfaan Ali, durante um seminário de investimentos em Londres. Vale ressaltar que ele não deu detalhes sobre o custo do porto ou seu financiamento.
A Guiana, com uma população de cerca de 800.000 habitantes, deverá ser uma das economias de crescimento mais rápido do mundo este ano, alimentada pelas receitas do petróleo das fazendas administradas pela Exxon Mobil Corp. a cerca de 140 milhas da costa.
O governo quer diversificar rapidamente a economia para evitar o destino de outros países em desenvolvimento que foram vítimas da chamada doença holandesa, em que o boom dos recursos naturais faz com que outros setores declinam.
A economia da Guiana crescerá 47% este ano, além de 20% em 2021 e 43% em 2020, segundo o Fundo Monetário Internacional.
Share
Read Also Other News
| 21 jul, 2025
ANTAQ aprova contribuições da audiência pública que trata do arrendamento do terminal NAT01
Read more
| 19 jul, 2025
APS destrava VTMIS e publica edital para implementar sistema que trará mais segurança e eficiência ao Porto
Read more
| 19 jul, 2025
Pesquisa de Satisfação de Usuários dos Portos e da Navegação de Cabotagem se estende até dezembro
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.