Hamburg Süd: o que se sabe e o que se prospecta
Desta vez, a possibilidade de venda da Hamburg-Süd pelo grupo Oetker foi levantada pelo The Wall Street Journal, que revelou que a divisão marítima do conglomerado A.P. Moeller-Maersk A/S poderia ter de fato intenções de comprar o armador alemão, embora a notícia ainda seja embasada em afirmações de “pessoas com conhecimento do mercado”. Com a aquisição, a Maersk Line amplificaria sua presença no mercado da América Latina e, em especial, no Brasil.

A última grande aquisição do armador dinamarquês havia sido em 2005, com a compra da P&O Nedlloyd. Responsável por cerca de 15% da movimentação global de cargas por via marítima, a Maersk declarou publicamente que está no mercado em busca de possíveis aquisições para aumentar a sua participação, em uma das épocas mais desafiadoras para a indústria, que já vem enfrentando fretes abaixo dos níveis sustentáveis há quase dois anos.

Essas são as condições que colocaram a indústria marítima em uma era de consolidações sem precedentes, na qual os grandes armadores se reúnem, seja por meio de acordos de fusões, aquisições ou alianças comerciais. Hamburg Süd e Zim são, atualmente, as duas grandes companhias teoricamente “sem parceiros”, o que fez alvoroçar ainda mais as expectativas do mercado.

Durante esta semana, a família Oetker está reunida para discutir os planos do conglomerado familiar alemão, que inclui ativos de navegação, alimentícios e instituições financeiras. Ainda para o The Wall Street Journal, o CEO da consultoria SeaIntelligence, de Copenhagen, Lars Jensen, avaliou: “a forte presença da Hamburg-Süd nas rotas Norte-Sul é bastante atrativa para a Maersk no mercado de cargas refrigeradas, como carnes do Brasil e da Argentina, e bananas do Equador, de modo que a junção com a Hamburg-Süd possibilitaria conquistar uma presença muito mais significativa nessa parte do globo”.

Os números globais da Hamburg Süd, de acordo com o Alphaliner, incluem 3% do fluxo global de cargas containerizadas, com 600.000 Teus de capacidade, e frota avaliada pelo VesselsValue em cerca de US$ 1,4 bilhão.

Fonte: Guia Marítimo, 28/11/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.