IMA entrega licença Ambiental para as obras do Cais 3 do Porto de Imbituba
O governo do Estado, por intermédio do Instituto de Meio Ambiente (IMA), entregou na manhã desta quarta-feira (3) a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as obras de recuperação,reforço e ampliação do cais 3 do Porto de Imbituba.

Com a LAI a empresa vencedora da licitação poderá realizar a obra orçada em mais de R$ 92 milhões, que prevê o reforço da estrutura atual, por meio do alargamento do berço em aproximadamente 2,5 metros, cravação de uma nova linha de estacas de sustentação e construção de 2 dolfins. Além disso, o reforço vai permitir a instalação de shiploader (equipamento automatizado para carregamento e descarregamento de cargas), o que possibilitará aumentar a produtividade operacional.

De acordo com o presidente do Porto de Imbituba, Luís Antônio Braga Martins, com a reforma o Cais 3 ampliará sua capacidade de atendimento para receber navios até 271 metros de comprimento e calado máximo 13,5 metros, uma vez que o atual permite embarcações de até 215 metros e calado máximo de 11,5metros.

“Hoje é um dia de conquista para o povo de Imbituba. A obra do CAIS 3 será um importante fator para o aumento da movimentação. Estimamos com essa obra um aumento de até 3 milhões de toneladas ano”, destacou Braga, ao agradecer todo o trabalho do governo do Estado e dos técnicos do IMA para a liberação da Licença Ambiental.

Presente no evento, o deputado Zé Milton (PP) destacou a importância do investimento e o retorno para o Sul catarinense.

“Com essas melhorias no Porto, vamos gerar mais empregos, renda e desenvolvimento para a região. O Porto de Imbituba cumpre um papel de fomentador da economia, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental. Meus parabéns a todos os envolvidos nessa conquista”, defendeu Zé Milton, ao agradecer o governador Jorginho Mello, o secretário de Portos, Beto Martins, a presidente do IMA, Sheila Meirelles, e toda a equipe do executivo pelo trabalho em prol do desenvolvimento portuário catarinense.

Zé Milton ainda destacou que a obra chega num momento importante e crucial para a região Sul. “Estamos próximos da conclusão da BR 285, que permitirá ampliar o escoamento da produção do Sul do país pelo Porto De Imbituba. Com essa obra estaremos preparados para esse incremento que trará mais receita, emprego e desenvolvimento para o nosso Estado.”

Estavam presentes no evento deputados, prefeitos, lideranças municipais, secretários de Estado e técnicos do IMA.

Read Also Other News

Agência Porto
| 24 Abr, 2024

Exportação de papel E celulose no Terminal De Contêineres De Paranaguá alcança nova máxima para o primeiro trimestre

Read more
Agência Porto
| 24 Abr, 2024

ANTAQ realiza audiência pública sobre a licitação definitiva de área no Porto de Itajaí (SC)

Read more
Agência Porto
| 24 Abr, 2024

Governo Federal inaugura instalações portuárias de Juruti e Oriximiná (PA)

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.