Implantação do Ferroanel vai gerar migração de cargas entre modais


A estimativa dos custos de implantação do tramo norte do Ferroanel de São Paulo deve ser conhecida até o final do ano. Este é o tempo necessário para a finalização do projeto de engenharia que está sob responsabilidade da Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa), pelo Estado, e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), pela União.




O Ferroanel é visto como uma forma de intensificar o transporte de cargas através dos trens em direção ao Porto de Santos. Segundo os estudos iniciais, com o aumento da capacidade por meio da nova ligação ferroviária entre Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Baixada Santista, ocorrerá uma migração natural de cargas entre modais.




A projeção é que, nos próximos 20 anos, passem 40 milhões de toneladas pelo Tramo Norte, o equivalente a 4.200 caminhões por dia nas estradas. Trata-se de um ramal ferroviário de 52,75 quilômetros, a ser construído em via dupla, destinado ao transporte de cargas. Ele ligará as estações Engenheiro Manoel Feio (Itaquaquecetuba) e Perus (São Paulo), encerrando a necessidade de as composições com cargas utilizarem as linhas que atravessam a Capital e são aproveitadas pelos trens de passageiros.




Encerrada a fase inicial de estudos para implantação do Tramo Norte, caberá à União destinar recursos para construí-lo e, também, definir sua forma de exploração.




O acordo entre os governos Estadual e Federal prevê, além do projeto de engenharia, a realização do estudo de impacto ambiental. De acordo com a Dersa, a estimativa é que a Licença Prévia Ambiental do Tramo Norte esteja pronta até setembro.




Já está decidido que caberá à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiental do Estado, analisar os estudos de impacto ambiental (EIA/Rima). A estatal também ficará responsável por apresentar a definição das características técnicas funcionais da nova ferrovia.

Fonte: A Tribuna, 13/2/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.