A decisão do Governo Federal de zerar a tarifa de importação de equipamentos de energia solar até o final de 2021 aponta para um crescimento nas importações do setor, que tinha sofrido forte impacto com a pandemia da Covid-19. “A reação do mercado foi quase imediata. Percebemos um aumento nas cotações de frete como também de estudos de projetos para fazendas de energia solar”, destaca Clarissa Borba, analista de operações da Allog. A medida visa incentivar a adoção dessa fonte de energia pelos consumidores, que atualmente responde por apenas 2% da matriz energética do Brasil.
Entre os equipamentos com impostos zerados até o final do próximo ano estão bombas para líquidos, para uso em sistema de energia solar fotovoltaico que funciona com painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica. Também entram na lista os rastreadores solares, que são aproveitados em grandes usinas para acompanhar a posição do sol ao longo do dia, o que aumenta a produtividade da unidade.
Segundo Clarissa, a expectativa de crescimento é ainda maior para 2021, apesar de ainda não existirem estudos e números exatos. Até julho de 2020, o imposto de importação sobre equipamentos de energia solar variava entre 12% a 14%. Com essa nova medida, muitos itens passaram a ter incidência de 0%. “Vale lembrar que não são todos os modelos de inversores e placas voltaicas que recebem o benefício, o que gerou uma renegociação geral com os fabricantes, entre aumento de pedidos e cancelamento de lotes”, explica.
Fonte: Informativo dos Portos, 04/11/2020.
Share
Read Also Other News
| 23 out, 2025
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto de Paranaguá
Read more
| 22 out, 2025
Terminal de offshore no Rio e de passageiros em Maceió são arrematados em leilão
Read more
| 22 out, 2025
Corrente de comércio brasileiro supera os 500 bi no acumulado do ano
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.