Impulsionada por rota para a Ásia, movimentação de contêineres cresce 37% neste ano no Pecém
O Complexo do Pecém segue com resultados expressivos neste ano de 2025. De janeiro a agosto, o Porto registrou um crescimento de 37% na movimentação de contêineres em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 444.999 TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés) nos oito primeiros meses deste ano. No mesmo intervalo, a movimentação geral do terminal portuário também avançou: foram 13 milhões de toneladas, alta de 7% na comparação com 2024.

Um dos destaques é a nova rota semanal para a Ásia, que reduziu em 50% o tempo de transporte: de 60 para cerca de 30 dias. Ela já representa 15% da movimentação de contêineres, o que mostra um resultado significativo da linha recém-inaugurada, que começou oficialmente em abril e já vinha operando em extra call desde o início do ano. A rota fortalece a competitividade dos clientes e já é responsável por quase metade do crescimento registrado no segmento neste ano.

“Os primeiros resultados confirmam o impacto transformador dessa rota direta para a China. Já conseguimos reduzir pela metade o tempo de transporte e ampliar expressivamente a movimentação de contêineres no Porto do Pecém, com novos recordes a cada mês. Isso mostra que estamos cumprindo nosso papel de tornar o Ceará mais competitivo, criando condições para que nossos exportadores e importadores tenham acesso mais rápido e eficiente aos maiores mercados do mundo”, aponta Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.

O novo serviço de navegação, chamado Santana, é operado pela MSC em parceria com a APM Terminals e estabelece uma conexão direta entre os principais portos da Ásia e o Porto do Pecém em aproximadamente 30 dias. A rota inclui escalas em Busan, Qingdao, Shanghai, Ningbo, Yantian e Singapura, destacando os maiores e mais estratégicos portos asiáticos. O trajeto segue de volta pra Ásia passando pelo Cabo da Boa Esperança, oferecendo uma alternativa eficiente e competitiva para o comércio internacional. Essa nova rota abre oportunidades significativas para exportadores e importadores do Nordeste, promovendo maior agilidade nas operações e redução de custos logísticos.

“A adesão à nova rota superou nossas expectativas, que inicialmente era de um aumento de 10%. Isso demonstra o potencial gigantesco que existe nessa conexão. Além da possibilidade de ampliar as exportações de frutas, granito e castanha de caju, por exemplo, estamos facilitando a importação de insumos e maquinário de última geração para as indústrias locais, fortalecendo toda a cadeia produtiva do Nordeste”, complementa André Magalhães, diretor Comercial do Complexo do Pecém.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

ANTAQ realiza tomada de subsídios sobre procedimento de disponibilidade de embarcação brasileira

Read more
Agência Porto
| 08 set, 2025

Antaq aprova a publicação do edital de arrendamento do terminal de passageiros de Maceió

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.