Indicadores de infraestrutura revelam efeitos da pandemia na atividade econômica
A pandemia acarretou a queda da atividade em diversos setores da economia brasileira. Quatro dos sete setores de infraestrutura pesquisados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentaram indicadores com retração na comparação com 2020. A maior queda registrada se deu no tráfego aéreo de passageiros, primeira atividade a ser afetada pela pandemia: o volume de passageiros caiu 47% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

O maior destaque do levantamento realizado pela CNI foi a movimentação de carga marítima e ferroviária. A tendência de crescimento no transporte de cabotagem não foi interrompida pela pandemia e se expandiu em 12% na comparação com 2020, enquanto a movimentação de longo curso (exportações e importações marítimas) se expandiu em 11%. A movimentação de minério de ferro também teve alta, de 19%, refletindo o aumento do preço internacional do produto e a retomada da produção.

A comparação de janeiro a março de cada ano revela os efeitos da pandemia na economia antes das paralisações mais severas na mobilidade e nas atividades produtivas a partir de abril de 2020.

Vale destacar a redução do consumo comercial de energia elétrica, que retraiu 4% na comparação entre os períodos, e do tráfego de automóveis em rodovias pedagiadas, que caiu 9%. Outro indicador que apresentou queda foi o referente ao consumo brasileiro de petróleo, 13% a menos que no mesmo período de 2020.

Aumento na demanda em 2021
Algumas atividades da economia, no entanto, apresentaram um incremento na demanda na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e 2020. O aumento no consumo residencial de energia elétrica foi de 5%, enquanto os acessos de internet fixa e móvel se expandiram em 9% e 6%, respectivamente. O aumento de 8% no consumo industrial de energia elétrica e de 10% no volume médio diário de gás revelam os esforços do setor produtivo em retomar suas atividades.

Os dados revelam os efeitos preliminares da paralisação econômica e social da Covid-19 e as mudanças de comportamento ocasionadas, como o aumento do consumo residencial de energia e internet.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.