Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
O Ministério dos Transportes deu um novo passo rumo a um planejamento logístico mais eficiente e integrado ao firmar, nesta terça-feira (1º), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). O objetivo é realizar estudos em parceria com os estados brasileiros para aprimorar a elaboração do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050).

A Infra S.A. tem papel central nesse processo. Responsável pela inteligência técnica que sustenta o PNL, a empresa contribui com dados, projeções e simulações que orientam as decisões estratégicas de investimentos em infraestrutura de transportes no país.

Presente no evento de lançamento da parceria, a diretora-presidente substituta da Infra S.A., Elisabeth Braga, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela empresa.

“A inteligência do PNL 2050 tem como base os dados da Infra S.A. Temos um modelo de simulação robusto, construído e calibrado pela nossa equipe técnica, que representa com precisão a dinâmica da oferta e da demanda de transportes no Brasil”, afirmou.

Segundo a diretora, esse modelo é essencial para garantir que os recursos públicos e privados sejam aplicados de forma eficiente, de acordo com as demandas e vocações de cada região.

“A parceria com a CAF é um passo importante para que o Plano Nacional de Logística 2050 seja, de fato, um instrumento estratégico, eficiente e conectado com a realidade de cada região do Brasil”, disse.

Além de enfatizar o papel da Infra S.A. na base técnica do plano, Elisabeth Braga ressaltou também o caráter institucional da iniciativa.

“Hoje, estamos falando de um planejamento de Estado, e não de governo. Isso faz toda a diferença. Trabalhar com um horizonte até 2050 permite que o Brasil tenha uma visão de longo prazo, mais sólida, estruturada e menos suscetível a descontinuidades administrativas”, completou.

Participação dos estados

O acordo com o CAF viabilizará o mapeamento de gargalos e demandas regionais, com o envolvimento direto dos secretários estaduais de infraestrutura e mobilidade. A expectativa é que esse diagnóstico fortaleça a construção de um plano nacional mais realista e eficaz, que reflita as necessidades locais e potencialize a competitividade do Brasil.

Durante o evento, o ministro dos Transportes em exercício, George Santoro, ressaltou a importância da iniciativa.

“Com acesso a mais informações, teremos muito mais precisão na identificação da origem e dos fluxos das cargas no Brasil. Isso representa uma grande evolução em relação ao que tínhamos no passado”, disse.

A escuta ativa de estados e da sociedade civil também é um dos pilares do novo plano. A população pode contribuir com sugestões até o dia 18 de julho, por meio da plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal.

Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, o PNL 2050 será o primeiro plano do setor estruturado com base na governança interministerial instituída pelo Decreto nº 12.022/2024, que transforma o planejamento logístico em um compromisso de Estado.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.