A população de Itacoatiara, no Baixo Amazonas, voltou a contar com o IP4 Antigo. A estrutura portuária de pequeno porte foi revitalizada com recursos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para atender com segurança as necessidades de transporte dos mais de 112 mil habitantes da cidade, a segunda maior do estado.
A obra foi inaugurada no último sábado (21) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Iniciada em julho do ano passado, a intervenção teve investimento de R$ 389 mil e foi necessária para reconstruir os apoios da ponte fixa e do berço de apoio do flutuante intermediário, comprometidos pela ação do tempo e pela oxidação.
“A revitalização do porto atende a uma solicitação da população e representa o compromisso do Governo Federal com a modernização da infraestrutura logística na Região Norte, tanto para garantir o transporte seguro da população quanto para fortalecer a economia local”, detalhou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
De acordo com o Dnit, na reestruturação da IP4 foram utilizadas tecnologias modernas e estruturas reforçadas, com precisão georreferenciada, o que possibilitou a construção de uma base capaz de suportar cargas até cinco vezes superiores ao padrão.
A intervenção garante maior durabilidade, segurança e eficiência às atividades de transporte de pessoas e de cargas, essencial na região Norte.
Share
Read Also Other News
| 08 abr, 2026
Porto de Santos prioriza navio de combustível para enfrentar efeitos da guerra
Read more
| 08 abr, 2026
Portos do Paraná investe R$ 8,6 milhões em vias de acesso ao Porto de Paranaguá
Read more
| 08 abr, 2026
Transporte entre portos brasileiros movimentou 1,85 milhão de toneladas na região Norte em janeiro
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.