Itaipu e Governo do Estado fazem última vistoria na Ponte da Integração
Na tarde de terça-feira (20), o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, acompanhado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, fez uma vistoria técnica na Ponte da Integração, que já está com 100% das obras estruturais concluídas.

Risden destacou o papel de Itaipu no apoio ao desenvolvimento do país, contribuindo com estruturas que possam deixar um legado positivo. “Fico muito feliz que a nossa Itaipu Binacional vai realizar esta entrega. Já estamos construindo outra ponte, mais ao norte, entre Porto Murtinho [MS] e Carmelo Peralta [Paraguai]. Só posso parabenizar o Brasil e o Paraguai por todo esse envolvimento e por estas conquistas.”

Com investimento de R$ 373 milhões em recursos da Itaipu, a Ponte da Integração fará a ligação entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai), conectando os corredores viários dos dois países, aumentando a agilidade no transporte de cargas e melhorando o trânsito também na Ponte da Amizade, que não terá mais tráfego pesado. Aproximadamente 600 mil pessoas das cidades da região serão beneficiadas e o movimento esperado é de 500 a 600 caminhões por dia.

De acordo com o governador Ratinho Junior, a obra, esperada há 30 anos, transformará o Paraná em um grande centro logístico na América do Sul. “Vai fazer com que a logística melhore para todo mundo. Comércio exterior entre Brasil e Paraguai representa geração de emprego para a nossa gente”, frisou, agradecendo o apoio financeiro da Itaipu para a realização da obra

Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia, destacou o compromisso do Governo Federal com o Paraná. “É um sonho se realizando e, quando um sonho se realiza, é emprego e renda”, disse.
Na mesma ocasião foram entregues sete caminhões de combate a incêndios florestais, adquiridos por meio de parceria entre Itaipu e Governo do Paraná, em um investimento de R$ 5,6 milhões.

Os equipamentos vão reforçar a estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná no combate a incêndios florestais em sete municípios lindeiros ao lago de Itaipu: Foz do Iguaçu, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra.

O comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Amarildo Ribeiro, recebeu os veículos e destacou que eles poderão ser usados eventualmente no combate a incêndios urbanos. “São caminhões diferentes do que usamos no dia a dia, adaptados para atender ocorrências de incêndios florestais, mas que também atendem a incêndios urbanos, caso necessário.”

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 nov, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos anuncia novas ações pela descarbonização do transporte marítimo na COP30

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Porto Central e M.A.R.S., Europe A/S anunciam expansão estratégica de iniciativas de desmantelamento e reciclagem de estruturas offshore

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.