Itajaí alcança marca histórica de 2 mil giros na bacia de evolução
O Complexo Portuário do Itajaí registrou um marco significativo, a realização do 2.000º giro na bacia de evolução. A manobra foi realizada pelo navio MSC Charleston, um porta-contêiner, e representa mais um passo importante na consolidação do Porto como referência em eficiência e capacidade operacional.

“O Porto de Itajaí está bombando! A federalização foi, sem dúvida, uma decisão acertada. Esta é a terceira vez que o governo Lula demonstra compromisso com o nosso porto. Em 2006, quando o canal de acesso estava destruído, foi o Governo Federal que viabilizou a recuperação dos molhes. Em 2008, após a enchente, novamente foi o governo federal que nos apoiou. E agora, depois de dois anos de abandono, sem cargas, sem geração de renda ou arrecadação de impostos, a federalização permite que o Porto volte a operar”, explicou o superintendente, João Paulo Tavares Bastos.

O giro é a manobra que permite ao navio mudar de direção dentro da bacia, essencial para atracações e desatracações seguras. Esse processo exige precisão e infraestrutura adequada, reforçando a importância da bacia de evolução como um diferencial competitivo do complexo portuário.

A marca simboliza não apenas a eficiência das operações, mas também mais competitividade para o Porto, o que se traduz em um aumento no volume de cargas movimentadas e, consequentemente, mais desenvolvimento econômico para a cidade e a região.

Read Also Other News

Agência Porto
| 24 abr, 2025

Inédito no país, concessão de canal de acesso do porto de Paranaguá tem aval do TCU e garantirá investimento de R$ 1 bilhão ao complexo

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Brasil e Chile têm relação consolidada no comércio exterior e seguem avançando na agenda de integração

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Rota que vai ligar Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao Pacífico deve começar a operar em 2026, diz Tebet

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.