Justiça Federal reconhece legalidade de tarifas portuárias da Portos do Paraná
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina obteve, nesta quinta-feira (16), decisão favorável junto à Justiça Federal em duas ações propostas pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Paraná (Sindop) que questionavam a legalidade da cobrança da tarifa portuária desde janeiro de 2001.

Nas ações, o Sindop questionava os critérios para a cobrança do reajuste das tarifas portuárias propostas pela autoridade portuária à época, o que motivou a judicialização e o pedido de declaração de inconstitucionalidade e ilegalidade das cobranças pela empresa pública.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a decisão judicial é de extrema relevância para o setor portuário do Estado do Paraná. “Especialmente porque os valores referentes as diferenças tarifárias são depositados mensalmente em conta judicial, sendo que o saldo atual pode chegar a R$ 300 milhões”, explica.

Para o diretor Jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, o tema em discussão é de extrema complexidade, uma vez que os processos tramitam no Poder Judiciário há duas décadas. “Por meio de uma robusta produção de provas periciais e documentais, a Portos do Paraná, por meio de sua Diretoria Jurídica, logrou êxito em comprovar a absoluta legalidade das cobranças, o que foi, de forma irretocável, reconhecido pela Justiça Federal da Comarca de Paranaguá”, justifica.

Embora ainda seja possível a interposição de recursos pelo Sindop, as perícias técnicas e a sentença proferida pelo Juízo de Paranaguá já demonstram a robustez dos atos administrativos praticados pela Portos do Paraná, notadamente que os reajustes obedecem ao princípio da legalidade.

A Portos do Paraná busca autorização judicial para levantamento imediato dos valores, a fim de propiciar a amortização dos investimentos já em fase execução pelo Governo do Estado, como é o caso da obra do Projeto Cais Leste - Moegão, bem como para viabilizar novos investimentos na infraestrutura portuária paranaense, o que contribui sobremaneira para geração de emprego e renda nos municípios de Paranaguá e Antonina.

Cabe recurso da decisão.

Read Also Other News

Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Visita técnica da ANTT atesta avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.