Líder do governo espera votar projeto de incentivo à navegação; oposição promete obstruir votações
O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), acredita que será possível destrancar a pauta de votações e avançar na análise de temas considerados prioritários. Um dos itens da sessão do Plenário, marcada para quarta-feira (18), é o chamada projeto da BR do Mar (PL 4199/20), de incentivo à navegação de cabotagem (entre portos nacionais). Esse projeto impede a análise de outras propostas por estar com urgência constitucional vencida.

“A nossa expectativa é de vencermos o PL do Mar, o projeto da cabotagem que está trancando a pauta há bastante tempo e avançarmos na negociação de demais matérias, como o Banco Central independente, os projetos que tratam dos fundos públicos e da negociação com os estados e avançarmos também em pautas importantes para a questão econômica do Brasil”, disse Barros.

Ao sair de reunião com o presidente Jair Bolsonaro na semana passada, Barros já havia anunciado prioridade para as propostas que tratam de autonomia do Banco Central (PLP 19/19) e de ajuda da União aos estados (PLP 101/20). A outra proposta citada por Barros é a que libera verbas de fundos públicos para enfrentamento da pandemia de Covid-19 (PLP 137/20).

A oposição, no entanto, promete continuar trabalhando para impedir qualquer votação pelo Plenário enquanto a Medida Provisória 1000/20 não for pautada. Essa MP prorrogou o auxílio emergencial, mas na metade do valor, ou seja, R$ 300. Os deputados de oposição querem tentar retomar o valor inicial do auxílio, de R$ 600, como comentou a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que afirma que também não há acordo para o PL do Mar.

“É preciso manter a renda das pessoas que perderam o emprego durante a pandemia. Para isso, nós da oposição queremos votar a Medida Provisória 1000, porque o governo cortou pela metade o auxílio emergencial. Esse é o principal motivo de nós da oposição estarmos fazendo obstrução. Por outro lado, o governo quer votar o projeto de lei da cabotagem, que desmonta toda a indústria naval no País. Vamos ter que ter muita conversa para chegar a um entendimento”, disse a deputada.

A obstrução de partidos da oposição vem sendo acompanhada por partidos como Avante, PL, PP e PSD, mas por outro motivo: as disputas na instalação da Comissão Mista de Orçamento. Esse cenário também poderá dificultar as votações nesta semana.

Além do projeto de incentivo à navegação, a pauta de quarta-feira tem uma medida provisória (MP 993/20) que autoriza o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a prorrogar contratos de pessoal por tempo determinado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, alertou para o risco de piora na economia caso a base do governo continue a obstruir a pauta do Plenário e impeça a votação de propostas importantes. Para esta semana, Maia disse que pautaria proposta de emenda à Constituição que institui cota para mulheres nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados (PEC 134/15).

Fonte: Agência Câmara de Notícias, 16/11/2020

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 nov, 2025

Porto de Outeiro se consolida como polo de turismo e logística após operação dos navios da COP30

Read more
Agência Porto
| 23 nov, 2025

Maior obra da história do Porto de Imbituba amplia capacidade para navios de até 270 metros e reforça logística de SC

Read more
Agência Porto
| 23 nov, 2025

Empresas de navegação podem flexibilizar esquemas operacionais para as festividades de final de ano

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.