Linha comercial Vitória-China começa com carga de granito
Exportadores e importadores capixabas podem comemorar. A rota comercial Vitória-China é realidade. Nesta semana, um carregamento de granito capixaba será embarcado no Terminal de Vila Velha (TVV) com destino ao Porto de Zhuhai. O navio atracará nesta terça-feira (27), às 16h, e imediatamente começará a operar. Será o início de uma parceria que vinha sendo debatida desde 2010, mas só agora, após a visita da missão da CODESA e do governo estadual à China, em fevereiro deste ano, será concretizada.

O anúncio foi feito pelo presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro, um dos coordenadores da missão à China. “É preciso planejar e acreditar”, destaca, afirmando que vem atuando para tornar o Porto de Vitória competitivo nos cenários nacional e mundial: “Oferecemos o melhor frete e mais agilidade”.

A cerimônia da viagem inaugural deverá ocorrer na quinta-feira (29) para imprensa, empresários e autoridades públicas, e será a bordo do Tian Qi, navio que marcará a inauguração da linha direta entre Vitória e Zhuhai, na China. A empresa armadora é a Cosco, que já antecipou: em breve a embarcação será adaptada para o transporte de contêineres, ampliando as possibilidades de comércio.

Mudança

Conforme explicou o superintendente de Projetos da CODESA, Walter Arruda, a diferença dessa linha é que antes o desembarque da carga na China era realizado ao largo, na barra, de onde o produto era colocado em balsas e estas levavam para os portos destinados. Esse tipo de operação limita bastante o tipo de carga, não permitindo, por exemplo, a movimentação de contêineres.

Mas, a partir da linha direta o navio ficará abrigado, atracado no Porto de Zhuhai Gaolan, na província de Guangdong. Além dessa mudança de logística para atrair mercado, o Porto de Zhuhai flexibilizou custos e já vem sendo procurado por outros armadores interessados na rota direta com o Brasil por meio do Porto de Vitória.

Fonte: Coordenação de Comunicação da Codesa, 27/6/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.