A tão sonhada obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução já superou a marca dos 11% de execução. Iniciada em 15 de outubro, a obra está sendo executada no momento com três embarcações: Draga Kenford, Draga Omvac Diez e o Rebocador Topa Tudo Angra.
Navios de até 55 mil toneladas poderão atracar no Porto de Cabedelo com a conclusão da obra, que representa um investimento de cerca de R$ 95 milhões, em recursos próprios do Governo da Paraíba. O canal passará a ter 11 metros de profundidade e a bacia de evolução ficará com 300 metros de largura.
“Estamos realizando um sonho antigo, escrevendo um capítulo na história do Porto e deixando um legado para a logística e economia paraibana. Mas, apesar de tudo isso, nosso olhar sempre está na geração de emprego e renda que tudo isso vai proporcionar, graças ao aumento da movimentação. É um momento excepcional para o Porto”, comemorou Gilmara Temóteo.
Histórico da obra – A assinatura dos contratos aconteceu em março com o governador João Azevêdo e em maio já se iniciou a fase de projetos da obra. Em 13 de outubro chega a draga Kenford, que imediatamente inicia a fase executiva da dragagem. Já em 7 de novembro chega a draga Omvac Diez, que passa a integrar a obra. A previsão, de acordo com o setor de Engenharia da Companhia Docas da Paraíba, é concluir a obra já no primeiro semestre de 2023.
Share
Read Also Other News
| 10 nov, 2025
Ministério de Portos e Aeroportos anuncia novas ações pela descarbonização do transporte marítimo na COP30
Read more
| 07 nov, 2025
Porto Central e M.A.R.S., Europe A/S anunciam expansão estratégica de iniciativas de desmantelamento e reciclagem de estruturas offshore
Read more
| 07 nov, 2025
Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.