Manifesto ESG do Porto de Santos duplica número de adesões
A Autoridade Portuária de Santos (APS) sediou nesta quarta-feira (7) a 13ª reunião ordinária do Manifesto ESG do Porto de Santos. No encontro, três novas entidades aderiram ao movimento: como signatária, a empresa Terminal Marítimo do Guarujá S/A (Termag, pertencente ao grupo Bunge) e, como apoiadores, a empresa de consultoria Ansel & Aras e o movimento Elas no ESG.

Agora, o Manifesto soma 44 adesões, duplicando as 22 adesões iniciais quando de seu lançamento, em 1º de agosto de 2023. O diretor de Operações da APS, Beto Mendes, assinou as adesões juntamente com os representantes das instituições.

Durante a reunião, a APS apresentou aos participantes o projeto Muro Verde no Porto de Santos. Trata-se de uma estrutura de 9 km de extensão e 2 metros de altura com vegetação contínua. Os objetivos são criar um microclima mais ameno na região portuária, reduzir a poluição sonora causada pela linha férrea, melhorar a qualidade do ar e atrair a polinizadores para a ampliação da biodiversidade na região.  Quando concluído, se tornará a maior estrutura verde contínua do mundo.

A APS também estimulou as empresas representadas na reunião a participarem do I Senaport – Seminário Nacional de Pesquisa Aplicada ao Setor Portuário, que será realizado no próximo sábado (9) na Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep).  

O evento tem como principais objetivos o fomento da produção científica, a promoção do intercâmbio de informações e o fortalecimento da pesquisa aplicada como ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos portos brasileiros.

O Manifesto ESG é uma iniciativa da APS de compromisso sólido do Porto de Santos com um mundo mais sustentável e socialmente consciente. O documento é assinado pela própria APS, prefeituras da região e empresas que atuam no complexo portuário.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.