MInfra recebe da EPL estudos para arrendamento de dois terminais portuários em Maceió (AL)
O Ministério da Infraestrutura recebeu os estudos elaborados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para o arrendamento de dois terminais portuários no Porto de Maceió (AL): MAC11 e MAC12. A previsão é que o leilão de arrendamento para ambos os terminais aconteça até o fim de 2021. A estimativa é de que o arrendamento dos dois terminais gere investimentos de mais de R$ 195 milhões.

As áreas a serem arrendadas são destinadas à movimentação e armazenagem de granéis líquidos, especialmente combustíveis. O prazo do contrato de arrendamento será de 25 anos e o valor investido será aplicado em obras de pavimentação e drenagem nas áreas de acesso aos terminais, aquisição de equipamentos e outras melhorias.

O objetivo é que ao fim do contrato, os dois terminais possam movimentar, no mínimo, 506 mil toneladas de combustível por ano. O número representa aumento de mais de 300% na atividade de movimentação atual. Após a análise dos estudos pelo ministério, o projeto segue para etapa de audiência pública, que é conduzida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

O Porto de Maceió está localizado em uma área conhecida como “Cluster de Pernambuco”. O Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) do Ministério da Infraestrutura prevê que até de 2060 a região tenha taxas de crescimento anuais de 1,87% para movimentação de petróleo e 2,35% para etanol.

Read Also Other News

Agência Porto
| 17 set, 2025

CNI defende na Câmara novo marco regulatório para portos secos

Read more
Agência Porto
| 17 set, 2025

Novo diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, é empossado

Read more
Agência Porto
| 17 set, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos assina acordo para novo complexo da Polícia Federal no Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.