Ministério avança mais uma etapa na dragagem do Porto de Maceió (AL)
Nesta segunda-feira, 01/08, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil avançou mais uma etapa na contratação da dragagem de aprofundamento do Porto de Maceió, em Alagoas. Após a abertura das propostas, a empresa Triunfo Participações e Investimentos venceu a licitação em regime diferenciado de contratações (RDC) por R$ 30,8 milhões (deságio de 14,5%).

Após o prazo do edital para interposição de recursos, a empresa está habilitada para assinar o contrato, que prevê os serviços de aprofundamento do Porto, incluindo o canal de acesso, a bacia de evolução e berços. A conclusão da obra está prevista para o 1º semestre de 2018.

O contrato prevê a retirada de mais de um milhão e cem mil metros cúbicos de sedimentos, o que possibilitará ao porto receber navios maiores, proporcionando redução de custos (frete) e maior segurança e rapidez das operações. Espera-se assim um aumento de 20 a 30% na movimentação portuária. Até maio de 2017, o Porto de Maceió já movimentou um milhão de toneladas (68% em exportações e 32% em importações).

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, comemorou o progresso na licitação, já que há quase vinte anos o Porto de Maceió não recebe investimentos em dragagem. “O aumento de calado e profundidade vão permitir que navios de grande porte acessem o porto, com isso ele volta a ser competitivo em comparação aos outros portos brasileiros” afirmou Quintella.

Fonte: MTPA, 2/8/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 01 dez, 2025

Porto de Santana: CDSA registra novo recorde com crescimento nas movimentações em outubro de 2025

Read more
Agência Porto
| 01 dez, 2025

Porto de Itajaí assume protagonismo na abertura de novos mercados e no crescimento das exportações catarinenses

Read more
Agência Porto
| 01 dez, 2025

ANTAQ inova com aplicação de Inteligência Artificial na Análise de Impacto Regulatório

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.