Ministério da Economia e governo do Rio de Janeiro discutem implantação da ZPE do Açu
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa, e representantes do governo do estado do Rio de Janeiro definiram o novo cronograma para implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. A expectativa é de que a ZPE do Açu entre em funcionamento já em 2023, com possibilidade de atrair R$ 40 milhões em investimentos e gerar cerca de 2 mil empregos.

De acordo com o cronograma – que ainda depende da aprovação do Conselho das ZPEs – será lançado no final do mês de junho o edital para seleção da empresa que vai viabilizar e administrar a ZPE. Em seguida, em outubro, deve ocorrer a assinatura dos contratos. Em janeiro de 2022 acontece a abertura da empresa administradora.

Segundo o secretário Carlos Da Costa, esse é mais um passo em direção ao desenvolvimento das Zonas de Processamento de Exportação. Ele ressaltou que, mesmo durante o período de pandemia, mantém o compromisso com o crescimento econômico do país, garantindo mais liberdade e segurança para o empresário. “A ZPE do Açu terá todo o apoio do governo federal para gerar desenvolvimento, emprego e renda para o estado do Rio de Janeiro, além de fortalecer o investimento das empresas na região”, afirmou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Leonardo Soares, lembrou que a ZPE faz parte das políticas do governador Claudio Castro para diversificar e descentralizar a atividade econômica no estado, de modo a reduzir desigualdades entre as regiões. E completou: "E, principalmente, viabilizando projetos que ofereçam oportunidades imediatas para o trabalhador fluminense".

A região da ZPE possui uma localização estratégica, abrigando o complexo industrial e portuário do Porto do Açu. Por isso, o secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, reforçou o compromisso do estado com a entrega do empreendimento. “Estamos fazendo todos os esforços para construir um estado forte e dar segurança para as empresas investirem aqui. Atrair bons negócios e garantir os benefícios para a população são prioridades do governo”, concluiu.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.