Ministério de Portos e Aeroportos firma parceria com a ONU para descarbonizar frota e portos brasileiros
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, assinou, nesta quarta-feira (7), um memorando de entendimento com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar o setor privado no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O acordo tem como objetivo colaborar em ações e projetos de descarbonização da frota marítima, da navegação interior e dos portos nacionais. O diretor executivo da organização, Guilherme Guedes Xavier, assinou o documento ao lado do ministro.

Com a assinatura, o Governo Federal, por meio do MPor se compromete a colaborar e participar do Grupo de Trabalho Negócios Oceânicos (GTNO) e a produzir e compartilhar conhecimento de forma colaborativa e sistematizada para ajudar na agenda de descarbonização do setor, além de assumir a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, em especial as metas voltadas para mudança global do clima e de vida na água, ODS 13 e 14, respectivamente.

Para Costa Filho, a assinatura do memorando fortalece a agenda de sustentabilidade do setor de portos e a relevância do Brasil no cenário internacional. “Há um grande volume de investimentos no setor portuário, que gera melhoria da qualidade de vida, emprego e renda. É fundamental que os recursos aplicados levem em conta o desenvolvimento sustentável, sobretudo em relação à descarbonização dos nossos navios e à utilização de energia limpa. É isso que imaginamos para o futuro dos portos brasileiros”, ressaltou.

União de forças

O diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Guilherme Guedes Xavier, declarou que a parceria é uma oportunidade de unir forças com o Governo Federal na busca por soluções para o enfrentamento da crise climática. “O Pacto é uma iniciativa global focada na descarbonização do setor marítimo e o Brasil tem muita oportunidade e muitas soluções para oferecer ao mundo”.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) já realiza ações de sensibilização da iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável. No início do ano, a pasta lançou sua Política de Sustentabilidade, que inclui o Pacto pela Sustentabilidade. A iniciativa vai reconhecer empresas que atuam para reduzir o impacto ambiental de suas operações. “É muito importante trazer o setor privado para essa pauta, porque a maior parte dos nossos ativos estão concedidos. É fundamental engajá-los para que tenham diretrizes de descarbonização e de adaptação climática”, defendeu a secretária executiva da pasta, Mariana Pescatori.

As premiações do Pacto pela Sustentabilidade ocorrerão em novembro, durante a COP 30, Conferência do Clima da ONU, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, em Belém do Pará.

Pacto Global

O Pacto Global é uma chamada para as empresas de todo o mundo alinharem suas operações e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Hoje é uma das maiores iniciativas de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 25 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em mais de 67 redes locais, com abrangência em todos os continentes.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.