Ministério de Portos e Aeroportos firma parceria com a ONU para descarbonizar frota e portos brasileiros
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, assinou, nesta quarta-feira (7), um memorando de entendimento com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar o setor privado no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O acordo tem como objetivo colaborar em ações e projetos de descarbonização da frota marítima, da navegação interior e dos portos nacionais. O diretor executivo da organização, Guilherme Guedes Xavier, assinou o documento ao lado do ministro.

Com a assinatura, o Governo Federal, por meio do MPor se compromete a colaborar e participar do Grupo de Trabalho Negócios Oceânicos (GTNO) e a produzir e compartilhar conhecimento de forma colaborativa e sistematizada para ajudar na agenda de descarbonização do setor, além de assumir a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, em especial as metas voltadas para mudança global do clima e de vida na água, ODS 13 e 14, respectivamente.

Para Costa Filho, a assinatura do memorando fortalece a agenda de sustentabilidade do setor de portos e a relevância do Brasil no cenário internacional. “Há um grande volume de investimentos no setor portuário, que gera melhoria da qualidade de vida, emprego e renda. É fundamental que os recursos aplicados levem em conta o desenvolvimento sustentável, sobretudo em relação à descarbonização dos nossos navios e à utilização de energia limpa. É isso que imaginamos para o futuro dos portos brasileiros”, ressaltou.

União de forças

O diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Guilherme Guedes Xavier, declarou que a parceria é uma oportunidade de unir forças com o Governo Federal na busca por soluções para o enfrentamento da crise climática. “O Pacto é uma iniciativa global focada na descarbonização do setor marítimo e o Brasil tem muita oportunidade e muitas soluções para oferecer ao mundo”.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) já realiza ações de sensibilização da iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável. No início do ano, a pasta lançou sua Política de Sustentabilidade, que inclui o Pacto pela Sustentabilidade. A iniciativa vai reconhecer empresas que atuam para reduzir o impacto ambiental de suas operações. “É muito importante trazer o setor privado para essa pauta, porque a maior parte dos nossos ativos estão concedidos. É fundamental engajá-los para que tenham diretrizes de descarbonização e de adaptação climática”, defendeu a secretária executiva da pasta, Mariana Pescatori.

As premiações do Pacto pela Sustentabilidade ocorrerão em novembro, durante a COP 30, Conferência do Clima da ONU, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, em Belém do Pará.

Pacto Global

O Pacto Global é uma chamada para as empresas de todo o mundo alinharem suas operações e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Hoje é uma das maiores iniciativas de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 25 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em mais de 67 redes locais, com abrangência em todos os continentes.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 mai, 2025

Vem aí o Centro de Estudos Avançados em Regulação de Transportes Terrestres (CEARTT)

Read more
Agência Porto
| 07 mai, 2025

Manifesto ESG do Porto de Santos duplica número de adesões

Read more
Agência Porto
| 07 mai, 2025

Governo Federal aprova R$ 22 bi para impulsionar setor naval e aquaviário

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.