Ministério dos Portos e Aeroportos publica portaria que valida transição da gestão do Porto de Itajaí para a CODEBA
O Ministério de Portos e Aeroportos publicou o Despacho nº 19/2025, que valida a transição da gestão do Porto de Itajaí da Autoridade Portuária de Santos (APS) para a Autoridade Portuária Federal -CODEBA. A medida confirma a continuidade do processo de federalização do Porto e reforça o compromisso do Governo Federal com a estabilidade institucional, a governança moderna e a preparação para a criação da nova empresa pública Docas de Santa Catarina (CDSC).

"Essa publicação dá segurança jurídica para que a CODEBA possa responder administrativamente pelo Porto de Itajaí, garantindo o cumprimento dos acordos financeiros, a continuidade dos contratos e dos projetos e, também, representando a instituição nas etapas de criação da Companhia Docas de Santa Catarina. A federalização do Porto de Itajaí é um projeto nacional e importante para toda a população. Agradecemos todo o empenho da equipe de Itajaí e da Autoridade Portuária de Santos para que essa transição ocorra da maneira mais rápida e ordeira possível", comenta o diretor-presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.

O despacho, assinado pelo secretário nacional de Portos substituto Bruno Neri da Silva, destaca que a CODEBA possui histórico de boa governança, solidez financeira e experiência na administração de portos de médio porte — perfil semelhante ao modelo proposto para a nova estatal catarinense.

“A CODEBA é uma empresa pública federal com histórico de boa governança, solidez financeira e experiência na administração de portos de médio porte, perfil semelhante ao modelo proposto para a Docas de Santa Catarina”, ressaltou o secretário Bruno Neri da Silva no documento.

O novo convênio entre o Ministério e a CODEBA assegura a continuidade das operações, a preservação do corpo técnico local e a segurança jurídica durante o período de transição.

“A Autoridade Portuária de Santos cumpriu seu papel neste período de transição e foi fundamental para que o Porto de Itajaí retomasse suas operações. Agora iniciamos uma nova etapa, com ainda mais autonomia e estabilidade institucional. Estamos vivendo um momento histórico: atingimos recordes de movimentação de cargas e contêineres, e vamos encerrar o ano com faturamento superior a R$ 140 milhões — um crescimento de mais de 431% em apenas oito meses”, afirmou o superintendente João Paulo Tavares Bastos.

A medida reforça o alinhamento do Porto de Itajaí ao modelo nacional de governança portuária e consolida o processo de federalização, garantindo que as operações locais mantenham ritmo de expansão, eficiência e geração de receita.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 jan, 2026

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Paraná entra na rota de cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade por ação de reutilização da água

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.