O Ministério de Portos e Aeroportos lançou o edital para a 6ª edição do prêmio Portos + Brasil. A premiação tem o objetivo de reconhecer os avanços conquistados pelos complexos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros. O Portos + Brasil é um evento anual, organizado pela Secretaria Nacional de Portos (SNP).
Nesta 6ª edição, serão premiadas as gestões das autoridades portuárias dos portos públicos organizados por meio do melhor desempenho e avanço no Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap) e o desempenhos dos arrendatários dos TUP que se destacaram em movimentação de cargas, assim como reconhecer a inclusão e diversidade de gêneros nos portos e instalações portuárias brasileiros. A categoria de gênero foi inserida na edição de 2024 e está alinhada com a Agenda 2030 e, em especial, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero.
Em 2025, as categorias que compõem a premiação são: Ranking IGAP; Avanço IGAP; Categoria Igualdade de Gênero; Crescimento da Movimentação Total - Variação Absoluta; e Crescimento da Movimentação Total - Variação Percentual.
A categoria "Ranking IGAP" visa reconhecer o desempenho e incentivar melhorias na gestão dos portos públicos organizados, mensurada por meio do Índice de Gestão da Autoridade Portuária - IGAP, instituído pela Portaria nº 574, de 26 de dezembro de 2018. O IGAP é composto por 15 indicadores multicritérios e é calculado anualmente para todas as Autoridades Portuárias.
São elegíveis à categoria Ranking IGAP para o Portos + Brasil 6ª edição todas as Autoridades Portuárias que sejam empresas públicas e tenham apresentado os dados e informações necessários para cálculo do Índice em 2025, de acordo com a Portaria nº 574, de 2018.
Já a "Categoria Igualdade de Gênero - CIG" está vinculada à política pública de promoção da Agenda 2030 em desenvolvimento pela Secretaria Nacional de Portos. Seu escopo é inspirado nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles - WEPs ), da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase no princípio de "Estabelecer Liderança Corporativa de Alto Nível pela Igualdade de Gênero". São elegíveis à CIG, os Portos Públicos Organizados, os Terminais Arrendados e os Terminais de Uso Privado - TUP que tiverem o quantitativo mínimo de 100 colaboradores vinculados à empresa há pelo menos três meses completos; e tiverem o quantitativo mínimo de 6 gestores atuando em cargos de gestão de liderança há pelo menos 3 meses completos.
O Portos + Brasil estimula a eficiência e competitividade entre os empreendimentos portuários, premiando as melhores práticas de gestão dos portos brasileiros. É um reconhecimento dos avanços conquistados pelos portos organizados e pelos Terminais de Uso Privado (TUPs).
Share
Read Also Other News
| 21 mai, 2025
ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras
Read more
| 21 mai, 2025
Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril
Read more
| 21 mai, 2025
Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.