Ministro Lewandowski apresenta livro sobre direito marítimo
Reflexões sobre os aspectos jurídicos, sociais e econômicos da navegação ao longo da história mundial e para o futuro estão reunidas no livro “Direito Marítimo: estudos em homenagem aos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães”. A obra foi idealizada e coordenada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), e foi apresentada segunda-feira (20), na Universidade do Vale do Itajaí (SC).

Publicado pela editora Fórum, o livro traz uma série de artigos sobre os mais diversos aspectos da navegação mundial, como pirataria, remoção de destroços de navios, arbitragem, estadia de contêineres, Tribunal Marítimo e lei nacional de praticagem, além de questões ambientais, como produção sustentável de energia no mar e proteção do meio marinho.

Soberania

Na introdução, o ministro reflete sobre soberania e direito marítimo, que envolve aspectos como o conceito de “alto mar”. Estabelecido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, o espaço classificado como “alto mar” não se submete à soberania de nenhum Estado. “A soberania é plena no mar territorial, relativa na zona contígua, na zona econômica exclusiva e na plataforma continental, porém nula em alto mar”, afirma.

500 anos de história

A publicação lembra os 500 anos da expedição do navegador português Fernão de Magalhães, composta por cinco navios a serviço da coroa espanhola que, em 20/9/1519, iniciou a primeira circum-navegação da história e mudou os rumos da humanidade.

A homenagem amplia a abordagem de temas complexos que envolvem as atividades marítimas e fluviais e pode ser considerada uma iniciativa de atender à proposta das Nações Unidas de promover a “Década dos Oceanos" (2021 a 2030).

Read Also Other News

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Pierdomenico participa do Programa Porto News Debate nesta quinta (18)

Read more
Agência Porto
| 17 Abr, 2024

Governo Federal realiza estudos para minimizar impactos da estiagem na região Amazônica

Read more
Agência Porto
| 17 Abr, 2024

ANTAQ detalha projetos de descarbonização no âmbito da Agência na Câmara dos Deputados

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.