Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta sexta-feira (4) o início do processo de licitação do canal de acesso ao Porto de Santos (SP), o maior do País. Com previsão de investimentos de R$ 6,45 bilhões, o leilão deverá ser realizado ainda neste ano. O ato autorizando a abertura do processo de concessão foi enviado nesta quinta-feira pelo MPor à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a realização da consulta e audiência pública.

“Esse projeto vai ampliar a eficiência e a capacidade de operação portuária, permitindo o acesso de navios ainda maiores ao Porto de Santos e uma operação mais sustentável”, afirmou o ministro, lembrando que o Ministério de Portos está desenvolvendo ainda outros projetos, como o Tecon Santos 10 e o Túnel Santos-Guarujá, que também serão licitados neste ano.

O leilão do canal de acesso de Santos deverá seguir o modelo definido para o canal do Porto de Paranaguá, que já foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão do canal de Paranaguá também está previsto para este. Os valores previstos no projeto se referem a investimentos e custos operacionais das atividades.

A expectativa do Ministério, segundo o Secretário Nacional de Portos do MPor, Alex Ávila, é de que a modelagem atraia investidores e gere competição nos leilões. Além de Santos e Paranaguá, também estão previstos leilões dos canais do Porto de Itajaí (SC) e dos portos da Bahia e do Rio Grande. “Com a dragagem do canal, vamos elevar a capacidade do porto para receber navios de maior porte e ampliar a movimentação de cargas. O calado será ampliado gradualmente de 15 metros de profundidade para 17 metros”, afirmou o secretário.

Atualmente, o Porto recebe em média 4,5 mil navios por ano, com destaque para movimentação de granéis sólidos, entre eles soja, açúcar e milho. Pelos cálculos, cada centímetro a mais no calado do canal de acesso corresponde a um aumento de 60 toneladas de carga no porão do navio.

Além de ampliar o acesso a navios de grande porte, a concessão impulsionará também o desenvolvimento da região, com reflexos positivos na economia local e nacional e geração de emprego e renda.

O Porto de Santos é o maior porto brasileiro em valores de carga movimentadas, responsável por cerca de 25% do comércio exterior brasileiro. No ano passado, o Porto de Santos teve movimentação de 138,7 milhões de toneladas.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.